Notícias

De Oiapoque até Chuí, as cidades vistas do espaço

O Brasil possui ao todo 5.564 cidades, pequenas, grandes, de todos os tamanhos. Conheça algumas cidades brasileiras vistas do espaço.

Paulo André Vieira ·
28 de novembro de 2012 · 11 anos atrás

Logo depois das eleições de 2012 mostramos aqui imagens de satélite de todas as capitais de estado. Mas o Brasil é muito mais que suas grandes metrópoles. Do extremo norte até seu ponto mais ao sul, o Brasil possui ao todo 5.564 cidades. Algumas ficam encravadas no meio da floresta, enquanto em outras é preciso andar um bocado para encontrar algum verde. Mas não importa o tamanho, assim como nas capitais, todas as cidades precisam existir de maneira susntentável, manejando corretamente seus recursos hídricos, gerenciando sua terra e resíduos, o consumo de energia e uso de fontes renováveis, a qualidade do ar, a mobilidade e suas políticas ambientais.

Algumas das cidades abaixo já foram assunto aqui em ((o))eco, como Sinop, no Mato Grosso, onde acompanhamos a operação Soberania Nacional de repressão, do Ibama e Polícia Federal. Também estivemos em Bonito, no Mato Grosso do Sul, uma cidade que é símbolo do ecoturismo e que abriga um programa que dá chance às crianças locais de compreenderem a sua maior riqueza. Oiapoque abriga a sede do Parque Nacional do Cabo Orange, que Pedro da Cunha e Menezes nos apresentou tão bem. Caroebe, em Roraima, foi o ponto de partida da expedição à Calha Norte retratada por Adriano Gambarini. Fonte Boa, no Amazonas, vai receber uma unidade de processamento de carne de Pirarucu. Ana Araujo nos apresentou em Paraty, no Rio de Janeiro, a Travessia da Joatinga, uma interessante opção para quem quer fazer um passeio no clima de férias, mas dispõe de pouco tempo para isso. E em Chuí, o homem conseguiu ajudar, e não atrapalhar, a natureza a criar um dos lugares mais belos do litoral brasileiro: o concheiro.

As imagens abaixo foram feitas utilizando o Google Earth, e você pode clicar na que gostar mais para ver em um tamanho maior, e no nome da cidade para conhecer mais sobre ela.

Oiapoque – AP

Caroebe – RR

Alta Floresta D’Oeste – RO

Marechal Thaumaturgo – AC

Fonte Boa – AM

Marabá – PA

Itabaiana – SE

Arapiraca – AL

Paulo Afonso – BA

Garanhuns – PE

Campina Grande – PB

Pau dos Ferros – RN

Juazeiro do Norte – CE

Parnaíba – PI

Zé Doca – MA

Araguaína – TO

Planaltina – DF

Caldas Novas – GO

Sinop – MT

Bonito – MS

Guarapari – ES

Ouro Preto – MG

Paraty – RJ

Piracicaba – SP

Maringá – PR

Blumenau – SC

Chuí – RS


  • Paulo André Vieira

    Produtor Editorial formado pela UFRJ, atua em ((o))eco desde 2007 escrevendo sobre geojornalismo e cuidando da edição e gestão do site.

Leia também

Notícias
1 de julho de 2012

As maravilhas do planeta vistas do espaço

Nosso planeta possui diversas maravilhas dotadas de uma beleza capaz de nos tirar o fôlego.Vistas do espaço relevam novas e impressionantes facetas.

Notícias
16 de julho de 2012

O verde das cidades visto do espaço

As florestas e parques urbanos desempenham um papel importante na ecologia dos habitats humanos. Conheça alguns parques e florestas urbanas ao redor do mundo.

Notícias
6 de agosto de 2012

O verde das cidades brasileiras visto do espaço

O Brasil possui muitos parques e florestas urbanas que merecem ser vistos não só lá do espaço, mas também ao vivo e em cores. Veja fotos de satélite de algumas áreas verdes sugeridas por nossos leitores.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.