Desmatamento cresceu perto de UCs alteradas pelo governo

((o))eco
quarta-feira, 22 agosto 2012 22:02
Desmatamento de agosto de 2010 a julho de 2012 na Amazônia Legal (Fonte: Imazon/SAD)
Desmatamento de agosto de 2010 a julho de 2012 na Amazônia Legal (Fonte: Imazon/SAD)
Em julho, o Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Imazon  detectou 139,5 quilômetros quadrados de desmatamento na Amazônia Legal. Isso representou um aumento de 50% em  relação  a julho  de  2011,  quando  o   desmatamento  foi de  93,5 quilômetros  quadrados.  Os dados do Imazon indicam um preocupante aumento de desmate perto da rodovia Cuiabá-Santarém, a BR-163, principalmente na região perto das Unidades de Conservação cujo tamanho foi alterado pelo governo.  O desmate em Unidades de Conservação no mês de julho correspondeu a 30% do total do período.

A Floresta Nacional de Altamira, com 25 km2 de desmatamento, lidera o ranking dos desmates das Unidades de Conservação amazônicas. Em segundo lugar vem a Flona de Jamanxin, que sofre com problemas fundiários e perdeu 11 km2 de floresta. É irônico, pois Jamanxin foi criada em 2006 exatamente para conter o desmatamento no entorno da BR-163.

O Pará continua no topo do ranking desmatamento por estado, concentrando 83% do desmatamento no período. Em seguida aparece o Mato Grosso com 10%. 

Apesar dos números ruins de julho, olhando para períodos de um ano, continua à tendência de queda do desmatamento.  Ao longo dos últimos 12 meses, o Imazon aponta redução de 36% do total desmatado de 1.047 km2 quadrados em relação ao mesmo período anterior, agosto de 2010 a julho de 2011, quando o total atingiu 1.628 km2 quadrados de floresta na Amazônia Legal.

Os dados do Imazon são medidos de forma independente e com metodologia diferente daquela utilizada pelo governo nos dados do sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter). Ambos tentam quantificar a tendência mensal de desmatamento. 

Percentual de desmatamento nos estados da Amazônia Legal em julho de 2012 (Fonte: Imazon/SAD)
Percentual de desmatamento nos estados da Amazônia Legal em julho de 2012 (Fonte: Imazon/SAD)

Navegue no mapa interativo abaixo e veja a data e o tamanho dos desmatamentos no entorno da BR 163. Saiba mais visitando o site de mapas de ((o))eco , o InfoAmazonia

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.