O belo tiê-sangue

Lindo mas desafinado, a plumagem vermelha desse pássaro tipicamente brasileiro é sua maior característica. Foto: Daniel Garcia Neto

2 de julho de 2012 · 9 anos atrás
A foto que ((o))eco traz hoje homenageia o Tiê-sangue (Ramphocelus bresilius), também conhecido como Sangue-de-boi e Tiê-fogo. Esses nomes advêm da sua viva plumagem vermelha. É uma ave tipicamente brasileira e ocorre da Paraíba a Santa Catarina, em áreas de restinga, plantações e matas baixas. Não mede mais do que 20cm e pesa cerca de 31 gramas. O tiê-sangue se alimenta de frutos, além de insetos e vermes. Sua beleza faz com que, não raro, seja vítima de contrabando, entretanto, ele ainda não se encontra ameaçado de extinção. Destingui-se por sua beleza, porém há quem diga que seu canto é duro. Assim, lindo e desafinado, o tiê-vermelho costuma viver em pares ou em pequenos grupos.  A fêmea gera de 2 a 3 ovos por postura, com um período de incubação de 13 dias.  Foto: Daniel Garcia Neto

Jornalista ambiental especializada em unidades de conservação e montanhismo. Escreve para ((o))eco desde 2012. Autora do livr...