Notícias

Começa hoje a primeira Semana Brasileira de Montanhismo

Evento celebra os 100 anos do montanhismo no Brasil. A 1ª Semana acontece entre os dias 23 de abril e 1º de maio. Anote as dicas na agenda.

Daniele Bragança ·
23 de abril de 2012 · 9 anos atrás
Conquista do Dedo de Deus marca os 100 anos do montanhismo no Brasil. Acima, equipe de ((o)) Eco que fez em 2008 a travessia entre as cidades de Petrópolis e Teresópolis, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Foto: Alexandre Klinke
Conquista do Dedo de Deus marca os 100 anos do montanhismo no Brasil. Acima, equipe de ((o)) Eco que fez em 2008 a travessia entre as cidades de Petrópolis e Teresópolis, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Foto: Alexandre Klinke

Começa hoje no Rio de Janeiro a 1ª Semana Brasileira de Montanhismo, que vai até o dia 1ª de maio, terça-feira que vem, reunindo especialistas e autoridades nessa modalidade de esporte de aventura que está completando 100 anos no Brasil. O marco simbólico do início da prática no país é a conquista do Dedo de Deus, na Serra dos Órgãos, em 1912.

A Semana congrega uma série de eventos gratuitos e pagos, aberto ao público ou só para convidados, todos concentrados no tradicional bairro da Urca, que como os praticantes do montanhismo sabem, é um importante ponto de escalada do Rio e do Brasil.

Quem organiza o evento é a Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME) junto com a Federação de Montanhismo do Estado Rio de Janeiro (FEMERJ). Veja o que vem por ai.

Eventos

2º Encontro de Parques de Montanha e 1º Encontro Científico de Uso e Conservação de Ecossistemas de Montanhas, 2º Congresso Brasileiro de Montanhismo – e Curso de Acesso e conservação em áreas de montanhismo – nesses eventos os montanhistas, junto com as organizações parceiras, como ICMBIO, INEA, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Instituições de Ensino e Pesquisa (UNIRIO, IME) convidam a sociedade a debater o uso e conservação dos ambientes de montanha, e da prática do montanhismo.

Além dos cursos e palestras, haverá a exibição de filmes de montanha na Praça General Tibúrcio, na Urca. Segundo o site do evento, o Cine Montanha na Praça trará as melhores produções nacionais em mais de 10 anos da Mostra Internacional de Filmes de Montanha.

A Exposição História do Montanhismo apresenta a história da prática do montanhismo, desde a conquista do Dedo de Deus aos dias atuais, mostrando a evolução da prática em diferentes épocas. A exposição é gratuita.

A agenda é extensa, já que a prática do montanhismo está intimamente ligado a conservação do lugar onde se é praticado. Programação completa, inscrições e outras informações podem ser obtidas no site oficial da Semana de Montanhismo

  • Daniele Bragança

    Daniele Bragança

    É repórter especializada na cobertura de legislação e política ambiental. Formada em jornalismo pela Universidade do Estado d...

Mais de ((o))Eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.