Notícias

INPA avalia efeitos do clima sobre tambaquis

Instituto tem feito testes com tambaquis baseados em modelos climáticos para 2100, de acordo com IPCC. Crescimento dos peixes poderá ser afetado.

Karina Miotto ·
22 de fevereiro de 2012 · 12 anos atrás

 

Tambaqui pode crescer menos com mudanças climáticas. (Crédito: Wikipedia)
Tambaqui pode crescer menos com mudanças climáticas. (Crédito: Wikipedia)

Em 2100, devido às novas condições climáticas do planeta, tambaquis – peixes comuns na região amazônica e com elevado grau de adaptação a diversos tipos de ambientes – poderão ter seu crescimento afetado. Esta é a conclusão do projeto “Crescimento do tambaqui em cenários de mudanças climáticas”, realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).

Embora não seja possível recriar em laboratório condições exatamente iguais às do futuro, certas espécies podem ser submetidas a variações do clima aproximadas com base no que afirma o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). “Os experimentos que estamos realizando, nos chamados microcosmos, vão esclarecer à sociedade o que pode acontecer com organismos aquáticos submetidos a temperaturas mais elevadas”, explica Vera Val, uma das pesquisadoras do projeto.

Os resultados já obtidos mostram que, além de afetar a biodiversidade e a variedade de espécies, alterações climáticas inevitavelmente serão sentidas por populações locais que dependem de certos organismos para sobreviver. As consequências também poderão ser econômicas, uma vez que muitos animais são explorados comercialmente.

Conheça o tambaqui

O tambaqui (Colossoma macropomum) é um peixe herbívoro e migratório que, durante as cheias, sai da calha do rio para desovar e se alimentar de frutos, abundantes nas áreas alagadas. Importante agente de dispersão de sementes, é considerado uma das espécies mais importantes e rentáveis da pesca comercial – é o segundo peixe mais cultivado do Brasil. No norte do país, a maior parte da produção fica em Rondônia. Devido à sobrepesca, o número destes animais sofreu queda durante a década de 80.
 


Leia também:
Rondônia sem tambaqui 

Leia também

Notícias
27 de março de 2024

G20 lança até o final do ano edital internacional de pesquisa sobre a Amazônia

Em maio será definido o orçamento; temas incluem mudanças climáticas, risco de desastres, justiça ambiental e conhecimentos indígenas

Colunas
27 de março de 2024

O papel do jornalismo na construção de uma nova mentalidade diante da Emergência Climática

Assumir a responsabilidade com a mudança de pensamento significa assumir o potencial do jornalismo em motivar reflexões e ações que impactam a sociedade

Reportagens
27 de março de 2024

ICMBio tem menos de R$ 0,13 para fiscalizar cada 10.000 m² de áreas protegidas

Acidente com servidores no Amapá escancara quadro de precariedade. Em situação extrema, além do risco de morte, envolvidos tiveram de engolir o próprio vômito

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.