Primeiro semestre tem consumo de energia abaixo do esperado

Flávia Moraes
quarta-feira, 10 agosto 2011 19:46

Flávia Moraes

Crédito: Claudio Schwarz
Crédito: Claudio Schwarz
A Empresa de Pesquisa Energética(EPE) acaba de lançar a última edição da Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica, relativa ao mês de junho e ao primeiro semestre de 2011. No documento, observa-se que, apesar de todas as categorias de consumidores (industrial, comercial e residencial) terem apresentado aumento no consumo de energia, o total permaneceu abaixo do esperado para o período.

O consumo nacional de energia elétrica na rede totalizou 212.951 gigawatts-hora (GWh) no primeiro semestre de 2011, um crescimento de 3,6% sobre o mesmo período de 2010. Analisando por categoria, o consumo industrial aumentou 3% no semestre, abaixo das expectativas, enquanto a demanda residencial no país superou 56 mil GWh (aumento de 4,1% em relação a 2010). O setor de comércio e de serviços é que obteve destaque, registrando um consumo de 36.981 GWh, o que representa aumento de 5,7% em relação ao ano anterior.

O crescimento do consumo industrial desses primeiros seis meses ficou aquém das previsões feitas pela EPE no final do ano passado. Isso indica, segundo o documento, que em 2011 a atividade econômica também deve crescer menos do que o imaginado.

 

Clique para ampliar. Fonte: EPE
Clique para ampliar. Fonte: EPE
Conforme é possível observar no gráfico 2 da Resenha (acima), as taxas de crescimento do consumo de energia das indústrias vêm caindo todos os meses, a partir de janeiro de 2011. Assim, a nova previsão da EPE para o consumo total de energia na rede elétrica esse ano é de 430 TWh, ou seja, cerca de 11 TWh, ou 2,5%, inferior à previsão anterior. Nessas condições, a perspectiva de crescimento do consumo passou de 5,4% para 3,6%.

Veja a série de Resenhas Mensais sobre o consumo de eletricidade do país aqui.

{iarelatednews articleid=”25201,25211″}


Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.