Notícias

Um parabéns com muito trabalho

Dois dias após seu aniversário, Parque Nacional da Tijuca assina 3ª edição de acordo de cooperação para gestão compartilhada com o ICMBio.

Felipe Lobo ·
22 de julho de 2011 · 10 anos atrás
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) assinou, nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro, a 3ª edição do acordo de cooperação para gestão compartilhada do Parque Nacional da Tijuca. Desta vez, o Plano de Revitalização desta que é uma das mais conhecidas e importantes unidades de conservação do país, por estar em meio à capital do estado fluminense, foi incorporado ao processo e inclui melhorias na infra-estrutura a serem realizadas até dezembro de 2013.

As áreas destacadas pelo acordo são: fiscalização e monitoramente, controle de queimadas, administração, uso público, educação ambiental, pesquisa e manejo dos recursos naturais, vigilância, limpeza e conservação, coleta seletiva e reciclagem de resíduos, cultura e meio ambiente e há um espaço aberto para outras que sejam definidas pelas partes envolvidas ao longo dos anos.

Com um escopo tão amplo, fez-se necessário criar um Comitê Permanente de Acompanhamento e Gestão com a incumbência de monitorar a execução do plano de trabalho. Em 30 dias uma portaria será publicada para indicar os membros do grupo. Um dos primeiros pontos a receberem atenção será o Complexo Paineiras, que receberá estacionamento e melhoria no fluxo rodoviário, além de estruturas de apoio à visitação.

Vale ressaltar que o Parque Nacional da Tijuca – que mereceu uma bela crônica de Pedro da Cunha e Menezes sobre o seu reflorestamento e em homenagem ao aniversário, celebrado neste dia 20 de julho – é um dos mais visitados de todo o país. Isto acontece muito em função da Pedra da Gávea, Pedra Bonita (com sua pista de vôo livre) e, claro, a estátua do Cristo Redentor, eleita uma das novas sete maravilhas do mundo.

Entre os que assinaram o acordo, estão: governo do Estado do Rio de Janeiro, prefeitura do Rio de Janeiro, Companhia Municipal de Limpeza Urbana (COMLURB) e a Empresa Municipal de Vigilância S.A.. O Ministério do Meio Ambiente e a Secretaria do Patrimônio da União (SPU), do Ministério do Planejamento, também fazem parte.

Links Externos:
Associação dos Amigos do Parque Nacional da Tijuca
ICMBio


  • Felipe Lobo

    Sócio da Na Boca do Lobo, especialista em comunicação, sustentabilidade e mudanças climáticas, e criador da exposição O Dia Seguinte

Leia também

Notícias
21 de junho de 2021

Estado do Rio reconhece sua 100ª reserva particular

A marca da centésima Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) foi alcançada na última semana. Reservas correspondem a mais de 8.400 hectares protegidos no estado

Reportagens
21 de junho de 2021

Coalizão entre ciência e sociedade acena com esperança para a Baía de Guanabara

Universidade do Mar buscará potencializar parcerias para enfrentamento da problemática socioambiental da baía mais populosa e degradada do Estado do Rio de Janeiro

Salada Verde
21 de junho de 2021

Salles exonera superintendente do Ibama no Acre

Helen de Freitas Cavalcante ficou três meses no cargo. Antes de assumir a superintendência do Ibama, advogada atuava na defesa de infratores ambientais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta