Notícias

63ª Reunião da SBPC rende frutos para o Cerrado

Além dos debates sobre o bioma, a participação na construção do Código Florestal esteve no centro do discurso científico. 

Nathália Clark ·
15 de julho de 2011 · 13 anos atrás
Ministro Fernando Berzerra faz anúncio da recriação da Superintendência de Desenvolvimento Sustentável do Centro-Oeste (Sudeco), na Conferência
Ministro Fernando Berzerra faz anúncio da recriação da Superintendência de Desenvolvimento Sustentável do Centro-Oeste (Sudeco), na Conferência

A 63ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorreu durante toda esta semana na Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia, elegeu o Cerrado como tema principal. Apesar disso, foram debatidos os mais variados assuntos e problemáticas do país em mais de 60 conferências, 80 mesas-redondas, simpósios e mini-cursos. No centro das principais discussões estava a participação da ciência na formulação do projeto do Código Florestal, que tramita no Senado, e alternativas de produção sustentável no bioma Cerrado.

O discurso mais repetido em praticamente todos os eventos que compuseram a programação era: “A ciência quer ser ouvida”. Na palestra de abertura do maior evento científico da América Latina, com uma estimativa de aproximadamente 16 mil pessoas, a presidente da entidade, Helena Nader, defendeu maior participação de cientistas na elaboração das políticas públicas, necessidade que ficou evidente recentemente com a polêmica discussão do novo Código.

Segundo ela, toda a discussão sobre o tema tem sido polarizada entre os representantes do agronegócio e os ambientalistas: “Essa discussão passa apenas pelos interesses de dois grupos, e não os do Brasil. Tem que haver uma discussão isenta, que só a ciência pode promover”.

No dia 11, as entidades científicas enviaram uma carta ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), em que pedem que a proposta do novo Código seja discutida na Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) da casa. Por enquanto, o texto passará apenas pelas comissões de Meio Ambiente e de Agricultura. A carta diz também que, sem participação da ciência, o novo Código “será, já de nascença, considerado defasado”.

Cerrado em pauta

Helena Nader, presidente da SBPC, em discurso de abertura da 63a Reunião Anual: "A ciência quer ser ouvida". (Divulgação/SPBC)
Helena Nader, presidente da SBPC, em discurso de abertura da 63a Reunião Anual: "A ciência quer ser ouvida". (Divulgação/SPBC)
Não por acaso, o tema central da reunião deste ano foram os desafios e o potencial de um dos biomas mais delicados do país, o Cerrado, que concentra um terço da biodiversidade nacional e 5% da flora e da fauna do planeta. Segundo maior em tamanho, atrás apenas da Floresta Amazônica, ele estende-se por oito unidades da Federação, em mais de 2 milhões de quilômetros quadrados, e sofre diversas ameaças. De acordo com o governador do estado, Marconi Perillo (PSDB-GO), o cerrado é um dos biomas mais ameaçados do país. “No acumulado até 2009, a sanha dos destruidores já havia consumido 48,2%, ou seja, quase um milhão de quilômetros quadrados”, informou Perillo. Ainda segundo ele, que elogiou o tema central da reunião – “Cerrado, água, alimento e energia” –, a devastação das bacias do Cerrado impactam a vida de 88,6 milhões de brasileiros.

O presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Pedro Antônio Pereira, afirmou que o solo do Cerrado é pobre de nutrientes e tem características físico-químicas muito peculiares, como a grande necessidade de fósforo para o desenvolvimento da agricultura. “Durante os últimos 35 anos, esse solo foi superexplorado primeiro pela cultura do arroz e posteriormente pelas pastagens, chegando a um nível de degradação extremo”, disse.

Na opinião de Pereira, esses casos são exemplos em que a ciência é fundamental para encontrar soluções. “No caso dos solos, já foram desenvolvidas inúmeras técnicas de recuperação, que usam inclusive espécies comerciais como o milho e a soja, que atuam na recomposição do nitrogênio perdido ao longo dos anos. Soluções não faltam. O que é preciso são políticas públicas que as coloquem em prática”, completou.

Feedback imediato

Como uma dessas políticas, o governo anunciou no dia 12 a volta do funcionamento da Superintendência de Desenvolvimento Sustentável do Centro-Oeste (Sudeco). O órgão fará repasses do fundo constitucional para a região, considerada a principal fronteira agrícola. Além da produção agropecuária e de infraestrutura, haverá linhas de financiamento para pesquisa e inovação, e para projetos de sustentabilidade ambiental. Segundo o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, que fez o anúncio, o Cerrado, que cobre grande parte do Centro-Oeste, possui 72% das áreas agricultáveis. Ele destacou ainda a produção de alimentos e a criação de animais, além da importância ambiental da área, onde estão as nascentes dos rios São Francisco, Tocantins, Araguaia e Paraná.

Para o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloísio Mercadante, “a expectativa é a de chamar a atenção para o potencial do Cerrado, para a necessidade de preservação, conservação e exploração sustentável”. Já o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, anfitrião do evento, ressaltou a importância de se pesquisar a biodiversidade na busca da preservação do bioma.

Saiba Mais 
O Código Florestal e a Ciência: contribuições para o diálogo

Leia Também
Subsídio científico para nortear decisão política 
Academia apresenta posição sobre Código
As várias caras do Cerrado
Em dívida com o Cerrado 
Passeio gastronômico pelo Cerrado 

  • Nathália Clark

    Nathalia Clark é jornalista na área de meio ambiente, desenvolvimento sustentável, mudanças climáticas, justiça social e direitos humanos.

Leia também

Notícias
19 de abril de 2024

Em reabertura de conselho indigenista, Lula assina homologação de duas terras indígenas

Foram oficializadas as TIs Aldeia Velha (BA) e Cacique Fontoura (MT); representantes indígenas criticam falta de outras 4 terras prontas para homologação, e Lula prega cautela

Notícias
19 de abril de 2024

Levantamento revela que anta não está extinta na Caatinga

Espécie não era avistada no bioma havia pelo menos 30 anos. Descoberta vai subsidiar mudanças na avaliação do status de conservação do animal

Salada Verde
19 de abril de 2024

Lagoa Misteriosa vira RPPN em Mato Grosso do Sul

ICMBio oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Lagoa Misteriosa, destino turístico em Jardim, Mato Grosso do Sul

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.