Notícias

IPAM lança livro sobre REDD

O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) lança hoje a publicação REDD no Brasil: um enfoque amazônico, disponível para download.

5 de julho de 2011 · 13 anos atrás
O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) lança hoje a publicação: REDD no Brasil: Um enfoque amazônico. O estudo, realizado em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM), apresenta critérios e estruturas internacionais para um regime nacional de REDD.

A Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD) é um mecanismo criado para compensar financeiramente os proprietários das florestas (governos, produtores rurais e populações tradicionais) pelo desmatamento evitado, pela restauração florestal e pelos serviços ambientais prestados pelas florestas tropicais que influenciam o regime de chuvas, umidade do ar e a biodiversidade, para citar apenas alguns. Esse mecanismo de compensação está em discussão na Convenção do Clima das Nações Unidas e poderá beneficiar o Brasil.

Combater o desmatamento é um dos principais desafios para a redução das emissões dos gases de efeito estufa. Estima-se que cerca de 60% desses gases no Brasil são provenientes do desmatamento e das queimadas. O restante vem da queima de combustíveis fósseis na indústria, nos transportes e demais setores.

A publicação foi elaborada em parceira entre o IPAM, a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR) e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos do Governo (CGEE).

Click aqui para fazer o download do livro.

{iarelatednews articleid=”22986,18264″}

 

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.