Notícias

A Semana em ((o))eco – A aprovação do Código Florestal

Caros amigos de ((o))eco A terça-feira dia 24 de maio pode entrar para a história do Brasil como o dia em que se deu o primeiro passo para um enfraquecimento na legislação ambiental do país.

·
28 de maio de 2011 · 13 anos atrás
Caros amigos de ((o))eco,

A terça-feira dia 24 de maio pode entrar para a história do Brasil como o dia em que se deu o primeiro passo para um enfraquecimento na legislação ambiental do país.

Na Câmara dos Deputados, em uma sessão extraordinária terminada às 23:50 hs, a maioria dos parlamentares votou sim pela aprovação do polêmico relatório do deputado Aldo Rebelo.

Nós de ((o))eco passamos todo o dia 24 acompanhando as negociações que levaram ao acordo para a aprovação do texto do Código Florestal. As atualizações foram enviadas diretamente do Congresso pela  editora de Política Ambiental Nathália Clark via o nosso twitter. A opinião do público com relação às discussões no Congresso também pôde ser acompanhada através de nossa ferramenta de monitoramento em tempo real.

Tão logo a sessão na Câmara terminou, o site de ((o))eco já disponibilizava uma análise do voto no plenário. Em nosso especial “Quem votou a favor e quem votou contra o Código Florestal”, pode se ver a orientação de cada partido, a porcentagem de votos sim em cada um deles, e também os nomes de cada um dos deputados e sua opção.

O dia seguinte à já famigerada votação do relatório de Aldo também deu pano para manga. Ouvimos 4 ambientalistas de organizações reconhecidas que deixaram impressões nada animadoras em seus comentários. Também fizemos uma análise comparativa do texto original do Código Florestal e das mudanças aprovadas na Câmara, além de contarmos quais serão os próximos passos no Senado.

Também fizemos análises mais aprofundadas sobre qual o impacto da mudança no Código Florestal em temas importantes para o país. Flávia Moraes, editora de Clima e Energia, ouviu especialistas para avaliar as contradições entre o texto de Aldo e a Política Nacional de Mudanças Climáticas.

Já o editor de Conservação Vandré Fonseca com ajuda da repórter Karina Miotto investigou quais os riscos para a Amazônia de uma mudança da lei ambiental.

Nós vamos continuar cobrindo com atenção o debate nacional em torno do Código Florestal. Você pode acompanhar as atualizações em nossa página especial e também participar com email para [email protected].

Saudações e boa semana

Gustavo Faleiros

Editor-chefe

Leia também

Salada Verde
22 de abril de 2024

Livro destaca iniciativas socioambientais na Mata Atlântica de São Paulo

A publicação traz resultados do Projeto Conexão Mata Atlântica em São Paulo, voltados para compatibilização de práticas agropecuárias com a conservação da natureza

Salada Verde
22 de abril de 2024

Barcarena (PA) é o primeiro município a trabalhar a cultura oceânica em 100% da rede pública de ensino

Programa Escola Azul incentiva instituições de ensino de todo o país a integrar a rede e implementar cultura oceânica nas escolas. Mais de 290 escolas de todo o Brasil participam do projeto

Reportagens
22 de abril de 2024

Um macaco sem floresta na capital do Amazonas

Símbolo de Manaus, o sauim-de-coleira corre risco de desaparecer da cidade amazônica, ameaçado pelo avanço da urbanização desordenada

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.