Notícias

Ministra acata aos pedidos da Amazônia

Izabella Teixeira  diz que proposta do governo sobre Código Florestal retira averbação de Reserva Legal para pequenos produtores e mantém APPs em 30m.

Nathália Clark ·
16 de abril de 2011 · 13 anos atrás

Nathalia Clark

Manifestação no Bumbódromo: no centro das festas de Parintins, ONGs realizaram evento para debater o Código Fliorestal (foto: Rodrigo Baleia/Greenpeace)
Manifestação no Bumbódromo: no centro das festas de Parintins, ONGs realizaram evento para debater o Código Fliorestal (foto: Rodrigo Baleia/Greenpeace)
Parintins, AM – Nesta sexta-feira, dia 15 de abril, o município de Parintins, no nordeste do Amazonas, deu seu “Grito das Florestas”, em defesa do Código Florestal. O ato faz parte do manifesto dos povos da floresta, que pede uma legislação eficiente que barre o desmatamento, e constituiu a programação do “Grande Encontro de Parintins, em defesa da floresta e da produção sustentável”.

Izabella Teixeira em Parintins nesta sexta (15): proposta do governo 100% similar ao desejo dos pequenos produtores (foto: Rodrigo Baleia/Greenpeace)
Izabella Teixeira em Parintins nesta sexta (15): proposta do governo 100% similar ao desejo dos pequenos produtores (foto: Rodrigo Baleia/Greenpeace)

O documento foi entregue à ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que também esteve presente no primeiro dia do evento. O Grupo de Trabalho Amazônico (GTA) e o Greenpeace, alguns dos organizadores do encontro, reuniram cerca de 300 pessoas em um abraço coletivo, entre lideranças sociais, produtores, extrativistas e ribeirinhos.

O grupo abraçou uma faixa onde se lia “Congresso, desliga essa motosserra”. Ela foi estendida no chão do Bumbódromo da cidade, onde é realizado o Festival Folclórico, cujo famoso duelo dos bois Garantido e Caprichoso, principal atração turística, tornou Parintins famosa internacionalmente.

Izabella Teixeira declarou que a proposta oficial do governo, finalizada nesta quinta em reunião entre o presidente em exercício, Michel Temer, o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, e os ministros do Meio Ambiente, do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, e da Agricultura, Wagner Rossi; está “100% de acordo com o que diz o manifesto”.

Um dos principais pontos da proposta é o cancelamento da obrigação de averbação de Reserva Legal (RL) para pequenos produtores e agricultores familiares. Estes terão o compromisso apenas de fazer auto-declaração e caberá ao Estado averiguar a veracidade da informação. Com isso, o pequeno produtor estaria livre da punição via Decreto 7.029, que entra em vigor a partir do dia 12 de junho, e institui o Programa Mais Ambiente.

Segundo a ministra, a proposta ainda irá a debate político, mas uma das coisas que o governo não abre mão é a manutenção de Área de Preservação Permanente (APP) em 30m. Outro destaque é que atividades de baixo impacto, de utilidade pública ou de interesse social poderão ser reconhecidas como áreas consolidadas. Neste caso, a compensação da RL poderá ser feita em outra propriedade, desde que no mesmo bioma onde está localizada a original.

A reforma proposta pelo poder executivo deixaria 95% do número de propriedades com passivos ambientais regularizado. “Temos ideias inovadoras como a de pagamento por serviços ambientais. Queremos também facilitar o Cadastro Ambiental Rural (CAR), que continua obrigatório e está ajudando muito no combate ao desmatamento”, afirmou Izabella.

Leia também
Manifestação ruralista reúne 25 mil produtores
Produtores também com ambientalistas
Com emoção, debate do código é retomado
O Código Florestal e a conservação

Veja a cobertura completa sobre o Código Florestal 

* A repórter Nathalia Clark viajou a Paritins a convite da organização do evento.

  • Nathália Clark

    Nathalia Clark é jornalista na área de meio ambiente, desenvolvimento sustentável, mudanças climáticas, justiça social e direitos humanos.

Leia também

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Notícias
28 de março de 2024

Justiça Federal determina expulsão de invasores de terra indígena no Pará

A TI Alto Rio Guamá passou por desintrusão em 2023, mas voltou a ser invadida no último domingo; no início do mês, falso juiz reuniu população e mentiu sobre “direito de retorno”

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.