Salada Verde

Alerta sobre fraudes no Seguro Defeso em Roraima

Número alto de pedidos de ajuda governamental no ano passado chamou atenção de Ministério Público e provocou até mesmo operação da Polícia Federal.

Redação ((o))eco ·
28 de fevereiro de 2011 · 13 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Manaus – O Ministério Público Federal em Roraima recomendou mais rigor na concessão do Seguro Defeso, para evitar fraudes ao benefício. Segundo o procurador Rodrigo Golivio Pereira, a intenção é evitar a “dilapidação do patrimônio público” e prejuízos aos pescadores. Por ter o território na maior parte no Hemisfério Norte, o estado de Roraima tem um período de defeso diferente de outras regiões. Ele começa agora em março e se estende até o mês de junho.

Embora o número estimado de pescadores em Roraima esteja em torno de 3 mil, no ano passado foram realizados cerca de 7 mil pedidos do benefício no estado. Esta disparidade provocou até a ação da Polícia Federal, que investiga um possível esquema para fraudar o seguro. “É um número elevado de pessoas requerendo o benefício. Declaram que são pescadores profissionais artesanais, mas não são. Na verdade, são comerciantes, funcionários públicos”, afirma o procurador.

Segundo Rodrigo Golivio Pereira, a recomendação serve também para proteger os verdadeiros pescadores, que durante o defeso ficam sem trabalhar e precisam do benefício. As fraudes, de acordo com ele, podem levar o governo federal a tomar medidas para restringir o benefício, prejudicando os pescadores. As recomendações do Ministério Público Federal incluem, além do rigor na identificação dos pescadores por parte da Superintendência de Pesca no estado, a oportunidade de defesa para pessoas suspeitas de tentar obter o benefício de forma irregular.

O Seguro Defeso, no valor de 1 salário mínimo por mês, é concedido pelo Ministério do Trabalho a pescadores profissionais artesanais durante o período de proibição da pesca. (Vandré Fonseca)

Leia mais sobre pesca em ((o))eco

 

Leia também

Notícias
25 de abril de 2024

Brasil registra o maior número de conflitos no campo desde 1985, diz CPT

Segundo os dados da Comissão Pastoral da Terra, país teve 2.203 conflitos em 2023, batendo recorde de 2020; 950 mil pessoas foram afetadas, com 31 assassinatos

Salada Verde
25 de abril de 2024

Acnur anuncia fundo para refugiados climáticos 

Agência da ONU destinará recursos do Fundo para proteger grupos de refugiados do clima. Objetivo é arrecadar US$ 100 milhões de dólares até o final de 2025

Salada Verde
25 de abril de 2024

Deputados mineiros voltam atrás e maioria mantém veto de Zema à expansão de Fechos

Por 40 votos a 21, parlamentares mantém veto do governador, que defende interesses da mineração contra expansão da Estação Ecológica de Fechos, na região metropolitana de BH

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.