Notícias

Consumo de peixe bateu recorde

O consumo médio de pescados por pessoa alcançou a média de 17kg, segundo o relatório mais recente da Organização da ONU para Agricultura e Alimentação. 

Redação ((o))eco ·
1 de fevereiro de 2011 · 13 anos atrás
Atum é capturado por pesqueiro no mediterrâneo (foto Bruno Torrentino)
Atum é capturado por pesqueiro no mediterrâneo (foto Bruno Torrentino)

O consumo médio de pescados por pessoa alcançou a média de 17kg, segundo o relatório mais recente da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Apesar da aquacultura estar em rumo para superar a pesca de captura com a principal fonte de peixes, com sua produção crescendo quase 7% ao ano, a publicação destacou que o estado das populações de peixes não melhorou.

A produção mundial de peixes e seus derivados subiu de 142 milhões de toneladas em 2008 para 145 milhões no ano seguinte.

A população nunca comeu tanto peixe e cada vez mais pessoas estão empregadas ou dependem do setor pesqueiro/aquicultor. Em geral, a pesca e a aquicultura figuram como a parte mais importante da subsistência de um número estimado em 540 milhões de pessoas, 8% da população mundial. O relatório da FAO analisa os crescentes esforços legais para controles mais rígidos sobre o setor pesqueiro como, por exemplo, através de medidas de comércio e contra a pesca ilegal, não declarada e não regulamentada.

A crescente demanda por peixes destaca a necessidade de uma gestão sustentável dos recursos aquáticos. O relatório recomenda uma abordagem ecossistêmica da pesca, que é uma abordagem integrada para o balanceamento de objetivos sociais com o estado da atividade pesqueira e seu ambiente natural e humano.

Veja aqui relatório completo do FAO

O WWF divulgou uma nota após o SOFIA-2010 (State of the World’s Fisheries and Aquaculture) alertando que a crescente procura por pescados tem enormes implicações para a segurança alimentar mundial e do estado dos oceanos, lagos e rios. A entidade recebeu bem a ênfase do relatório SOFIA sobre a necessidade de acabar com a pesca ilegal, não declarada e não regulamentada (IUU) .

O relatório SOFIA recomenda melhor utilização dos avanços tecnológicos para auxiliar na gestão das pescas. O combate à pesca ilegal, por exemplo, pode ser feito com utilização de câmeras de vigilância, algo que já provou ser eficaz em testes e forneceu uma oportunidade para os trabalhadores legais da área comprovarem a atividade praticada nos parâmetros recomendados. O relatório também destaca a necessidade de reforçar a biossegurança em aquacultura, que está fornecendo a maior parte do aumento da oferta de peixes. (Daniele Bragança)

Leia mais
Uma tragédia do tamanho do mar
Plano para proteger tubarões não funciona 

Leia também

Salada Verde
23 de abril de 2024

Querem barrar as águas do ameaçado pato-mergulhão

Hidrelétricas são planejadas para principais rios onde vive o animal sob alto risco de extinção, na Chapada dos Veadeiros

Salada Verde
22 de abril de 2024

Livro destaca iniciativas socioambientais na Mata Atlântica de São Paulo

A publicação traz resultados do Projeto Conexão Mata Atlântica em São Paulo, voltados para compatibilização de práticas agropecuárias com a conservação da natureza

Salada Verde
22 de abril de 2024

Barcarena (PA) é o primeiro município a trabalhar a cultura oceânica em 100% da rede pública de ensino

Programa Escola Azul incentiva instituições de ensino de todo o país a integrar a rede e implementar cultura oceânica nas escolas. Mais de 290 escolas de todo o Brasil participam do projeto

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.