Notícias

Edital para criação de Reservas Particulares na Caatinga

Aliança da Caatinga quer criar pelo menos 10 RPPNs no Ceará. Empresa de Eike Batista é a principal patrocinadora da iniciativa. Inscrições terminam em março.

Redação ((o))eco ·
18 de janeiro de 2011 · 13 anos atrás
Região do Cariri/Ceará. Foto Divulgação MMA
Região do Cariri/Ceará. Foto Divulgação MMA

A Aliança da Caatinga – uma iniciativa de diversas instituições formada em 2007 para a conservação do bioma da Caatinga – lançou o 2º edital do Programa de Incentivo à Conservação em Terras Privadas na Caatinga, patrocinado pela empresa de energia MPX, controlada pelo empresário Eike Batista.

Até o dia 31 de março de 2011, podem ser encaminhadas propostas de apoio à criação e gestão de RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Particular) dentro dos limites do bioma caatinga no estado do Ceará. Considerando que os poucos remanescentes das florestas da Caatinga estão localizadas em propriedades rurais, o estabelecimento de RPPN é extremamente importante como estratégia para conservação desse bioma, por fornecer serviços ambientais essenciais como manutenção de mananciais de água, proteção dos solos e equilíbrio do clima.

O 2º Edital apoiará projetos de criação e gestão de RPPN, contemplará quatro projetos para a elaboração de plano de manejo, consolidando a proteção 899 hectares de RPPN já existentes, bem como apoiará dois projetos para construção e reforma de cercas, contribuindo para a manutenção da integridade de duas RPPN que juntas somam 6.352 hectares. No geral esses projetos contribuirão para a conservação de aproximadamente 7.781 hectares de Caatinga em nove municípios do estado do Ceará. 

Segundo o edital, entre os principais resultados esperados nesta nova etapa do Programa estão: a criação de no mínimo 10 novas RPPN, a elaboração e implementação de plano de manejo favorecendo a gestão ambiental em 13 propriedades com RPPN e o suporte para regularização de reservas legais e áreas de preservação permanente dentro e no entorno das propriedades rurais com RPPN estabelecidas.

Para baixar edital, entre no site http://www.acaatinga.org.br/alianca.php ? Informações ? Arquivos para download

Para importância das RPPNs, acesse
20 anos de RPPN no Brasil; pouca idade, grande proteção 

Leia também

Notícias
19 de abril de 2024

Em reabertura de conselho indigenista, Lula assina homologação de duas terras indígenas

Foram oficializadas as TIs Aldeia Velha (BA) e Cacique Fontoura (MT); representantes indígenas criticam falta de outras 4 terras prontas para homologação, e Lula prega cautela

Notícias
19 de abril de 2024

Levantamento revela que anta não está extinta na Caatinga

Espécie não era avistada no bioma havia pelo menos 30 anos. Descoberta vai subsidiar mudanças na avaliação do status de conservação do animal

Salada Verde
19 de abril de 2024

Lagoa Misteriosa vira RPPN em Mato Grosso do Sul

ICMBio oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Lagoa Misteriosa, destino turístico em Jardim, Mato Grosso do Sul

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.