Salada Verde

Arco Verde reduz desmatamento em 23%

Taxa de desmatamento da região onde operação ocorreu caiu quase o dobro em relação ao período de agosto de 2009 a julho de 2010.

Redação ((o))eco ·
15 de dezembro de 2010 · 13 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira durante o evento que fez o balanço da Operação Arco Verde Terra Legal (foto Jefferson Rudy/MMA)
Ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira durante o evento que fez o balanço da Operação Arco Verde Terra Legal (foto Jefferson Rudy/MMA)
Brasília – O chamado arco de fogo, região que abriga os 43 municípios que mais desmatam na Amazônia, reduziu em 23% o índice de desmatamento entre agosto de 2009 e julho de 2010. Isto é, quase o dobro comparado aos 14,6% medidos pelo Prodes-INPE no mesmo período, no restante do bioma. Os dados foram apresentados no II Encontro Nacional da Operação Arco Verde Terra Legal, realizado nesta segunda-feira, na sede do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), em Brasília.

No evento, que reuniu prefeitos, secretários municipais de meio ambiente e autoridades do governo federal, além da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, foi feito um balanço das ações em 2010 e o estabelecimento de novas iniciativas para o próximo ano. Ficou prevista a criação, em 2011, de um sistema de monitoramento municipal. A ideia é acompanhar de perto a evolução da redução das áreas desmatadas e poder cobrar dos governos estaduais e federal que sejam cumpridos os acordos da operação. O município de Paragominas, no sul do Pará, foi o primeiro a sair da lista dos maiores desmatadores. Comparado com o período anterior, houve uma redução de 13% da área desmatada. Algumas ações que permitiram a saída de Paragominas da lista foram o georreferenciamento de todas as propriedades do município, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) para 80% das propriedades e a redução de 300 para 16 o número de serrarias em atividade.

Segundo Paulo Cabral, secretário-executivo da Arco Verde, em 2011, o esforço do governo, estados e municípios será no sentido de levar assistência técnica, crédito, transferência de tecnologia e avançar na regularização fundiária. As ações, que envolvem 14 órgãos públicos, têm como meta a mudança da economia nesses municípios.

De acordo com os números apontados no balanço, a Operação Arco, conjunto de medidas que começou com o mutirão realizado em 2009, empreendeu ao todo cerca de duas mil ações, das quais mais de 85% foram concluídas e as demais são de longo prazo ou contínuas. O programa Terra Legal, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, promoveu a regularização fundiária de mais de 285 propriedade rurais e 17 urbanas, e tem cadastradas 21 mil propriedades.

Izabella Teixeira disse na ocasião que a queda do desmatamento da Amazônia, em especial nos municípios da operação, é o resultado das atividades de comando e controle e de alternativas de desenvolvimento sustentável.(Nathalia Clark)

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.