Salada Verde

Amazônia: vamos direto ao ponto

Países que compartilham a maior floresta tropical do mundo precisam se integrar se quiserem conservar seu maior patrimônio. Burocracia é entrave.

Redação ((o))eco ·
25 de outubro de 2010 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

O Seminário Panamazônico Acadêmico-Empresarial, que aconteceu em Manaus de 20 a 22 de outubro, partiu para seu desfecho com algumas decisões tomadas e conclusões a respeito da urgência da aproximação e integração entre os nove países que têm a floresta amazônica em seu território. “A integração é uma necessidade imperiosa”, afirma Rosalía Arteaga, ex-presidente do Equador e ex- secretária geral da Organización del Tratado de Cooperación Amazónica (OTCA).

De acordo com ela, é preciso que estes países (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela) percebam que políticas para a região devem ser específicas. “A Amazônia não é um espaço vazio, há pessoas vivendo nela e é preciso considerá-las para que de fato exista desenvolvimento sustentável”, diz.

Ela também explica que, para que haja integração entre os países amazônicos, além da vontade política é necessário investir em educação bem dirigida ao interior da Amazônia, bem como promover articulações nos âmbitos de saúde, comunicação, educação e transporte. “Demoro um dia inteiro para viajar de Iquitos até Manaus, pois não existe vôo direto”, conta.

Próximos passos

Além de enviar uma carta à embaixada da Noruega pedindo formalmente para que recursos do Fundo Amazônia sejam administrados por organizações amazônicas, a Associação Panamazônia planeja construir uma escola sustentável em Manaus, que deve entrar em funcionamento em 2012, e organizar uma expedição com estudantes por diversos países do bioma. Como Rosalía diz, é preciso “integrar para salvar”.

Rosalía Arteaga conversou com ((o)) Eco sobre a importância da Organización del Tratado de Cooperación Amazónica (OTCA) no que se refere à integração panamazônica. Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela fazem parte da organização, criada em 1995 para fortalecer as resoluções do Tratado de Cooperação Amazônia (TCA), cujo objetivo é “promover ações conjuntas para o desenvolvimento harmônico da bacia amazônica”.

Como a senhora avaliaria a atuação da OTCA neste momento?
A OTCA deveria ser a organização mais importante da América do Sul, já que 40% dela é composta pela Amazônia, a maior floresta do mundo, na maior bacia hidrográfica do planeta. No entanto, os governos não dão a ela a devida importância.

Por que não?
O compromisso deles é pequeno. E o Brasil, por sua vez, poderia tomar a posição de liderança mais forte – afinal, 60% da floresta encontra-se em território brasileiro.

Qual é o caminho para que a OTCA se transforme em uma organização mais forte?
Ela tem que sair dos limites diplomáticos e adentrar mais em temas ambientais. Toda decisão interna precisa de consenso e consenso é algo extremamente difícil de se conseguir. Sabemos que nunca é fácil agradar a todos. A opinião da maioria é que deveria se acatada. Excesso de diplomacia paralisa a OTCA.


Saiba mais
:
OEcoAmazonia
Site oficial OTCA

(Karina Miotto)

Leia também

Análises
25 de abril de 2024

Escazú não é prioridade? 

Escazú chega à terceira COP sem que o Brasil o tenha ratificado. Delegação brasileira conta com ampla participação da sociedade civil, mas ausência de alto escalão grita

Notícias
24 de abril de 2024

Na abertura do Acampamento Terra Livre, indígenas divulgam carta de reivindicações

Endereçado aos Três Poderes, documento assinado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e organizações regionais cita 25 “exigências e urgências” do movimento

Reportagens
24 de abril de 2024

Gilmar suspende processos e propõe ‘mediação’ sobre ‘marco temporal’

Ministro do STF desagrada movimento indígena durante sua maior mobilização, em Brasília. Temor é que se abram mais brechas para novas restrições aos direitos dos povos originários

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.