Salada Verde

Mobilização contra aquecimento bate recorde

No dia 10, mais de 7000 eventos ao redor do mundo com ações para mitigação das mudanças climáticas

Redação ((o))eco ·
8 de outubro de 2010 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

O dia 10 de outubro de 2010 pode se tornar o dia de maior ação ambientalista na história. O 10 do 10 de 2010 promete mais de 7000 eventos em 188 países diferentes. O chamado Global Work Party é organizado pela cooperação de mais de 250 de organizações internacionais e possui o objetivo de mandar uma mensagem ambiental aos governantes, por parte da sociedade civil, sobre a necessidade de ações concretas para mitigação das mudanças climáticas.
 
Apoiado por diversas organizações, pessoas físicas e jurídicas, o Global Work Party promete a realização de uma variedade de ações, que vão do plantio de árvores à instalação de painéis solares ao redor do mundo. Os organizadores estimam que mais de 100 mil árvores serão plantadas, mais de 100 painéis solares instalados, ciclistas percorrerão mais de 2000 km e cidadãos realizarão a limpeza de cerca de 1500 quilômetros de costa, entre outras ações. 

Veja mapa interativo com as ações na sua cidade

Entre os eventos destaque do 10/10/10 estão as 1200 atividades planejadas para os EUA, eventos na China com 300 mil universitários, no Afeganistão aonde plantarão centenas de árvores na região do Kabul, no Congo refugiados criarão a “Floresta da Esperança”, em Goma, região de conflitos políticos graves. Na cidade do México, será assinado um tratado para redução das emissões de carbono em 10% para o próximo ano e por fim, na Rússia e na Croácia os organizadores conseguiram um acordo para plantio de árvores com 10 mil escolas.

No Brasil, a lista de atividades inclui um mutirão de limpeza no rio Grande, na cidade de Barreiras (BA), diversos eventos na Grande São Paulo, como o evento 3 formas de deixar o seu bairro 50 vezes melhor, realizado pelo Aprendiz.  (Laura Alves)

Maiores informações, fotos e videos do projeto Global Work Party podem ser encontradas em: http://www.350.org/media  

Leia também

Salada Verde
16 de abril de 2024

70% dos brasileiros ignoram que Cerrado é fonte nacional de água

E 3 em cada 10 sequer sabem que lá tem água. Esses e outros resultados reforçam uma nova campanha para salvar o bioma.

Salada Verde
16 de abril de 2024

ONU espera a posição brasileira sobre crimes contra vida silvestre

A proposta e as de outros países para proteger a biodiversidade com melhores políticas, leis e ações serão debatidas na Áustria

Salada Verde
15 de abril de 2024

MMA revoga normas de Bolsonaro que dificultavam aplicação de multas ambientais

Mudanças foram publicadas no Diário Oficial nesta segunda-feira (15). Durante gestão anterior, aplicação de multas ambientais na Amazônia caiu 93%

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.