Notícias

Telhados claros ajudam a esfriar o mundo

As cidades são mais quentes do que deveriam graças aos telhados e ruas escuras. Cores mais claras aliviariam a temperatura local.

Redação ((o))eco ·
22 de julho de 2010 · 11 anos atrás

Avenida Nossa Senhora de Copacabana - Zona Sul do Rio de Janeiro - foto: Cesar Cardoso
Avenida Nossa Senhora de Copacabana – Zona Sul do Rio de Janeiro – foto: Cesar Cardoso
Usando estimativas conservadoras, cientistas do Lawrence Berkely National Laboratory estudaram o efeito de telhados e pavimentos mais claros. Se eles fossem utilizados em todas as cidades do planeta com mais  de 1 milhão de habitantes, a conclusão é que o equivalente a 57 gigatoneladas de dióxido de carbono ( cada gigatonelada é igual a 1 bilhão de toneladas métricas) deixariam de ser emitidas. Isso é como se a humanidade parece de emitir carbono por dois anos ou (por um cálculo parecido), ao efeito de 300 milhões de carros ao longo de 20 anos.

Por conta das construções e do asfalto, as cidades formam as chamadas ilhas de calor urbanas, onde a temperatura chega a ser alguns graus mais alta do que a esperada em uma área com cobertura natural na mesma região. Por isso, o uso de cores claras em telhados e outras superfícies teria um efeito ainda maior nas próprias áreas urbanas, reduzindo o  desconforto térmico nas ruas e a necessidade de ar-condicionado em ambientes fechados.

Aprenda mais sobre as ilhas de calor urbanas e as possíveis soluções para amenizá-las no site do Heat Island Group e leia o artigo de O ECO “Aquecimento local”.

(Eduardo Pegurier)

Leia também

Análises
24 de junho de 2021

O teste de fidelidade de Joaquim Leite

15 medidas que o novo ministro do Meio Ambiente deveria tomar para mostrar que é diferente de Ricardo Salles

Notícias
24 de junho de 2021

Ação exige que o poder público apresente plano para prevenção de novo desastre no Pantanal

Partidos vão ao STF demandar que a União e Estados pantaneiros apresentem em até 30 dias medidas que evitem as queimadas intensas que ocorreram em 2020 e que podem ser piores neste ano

Salada Verde
24 de junho de 2021

Em discurso de saída, Salles anuncia concurso com mil vagas para o Ibama e ICMBio

De acordo com ex-ministro, concurso foi autorizado pelo Ministério da Economia. Se confirmado, anúncio afasta possibilidade de extinção do ICMBio

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta