Notícias

Byrne vai de bike

A cidade ideal tem um pouco de Nova York, Tóquio, Buenos Aires e Glasgow. O músico David Byrne formou sua imagem de perfeição conhecendo o mundo de bicicleta.

Redação ((o))eco ·
5 de julho de 2010 · 14 anos atrás

O músico David Byrne, fundador do grupo Talking Heads, é um observador atento da paisagem urbana, por onde circula de bicicleta. Esse é o seu meio de transporte predileto em Nova York, onde mora, e nas suas viagens mundo afora. Através do seu olhar de ciclista, analisa os elementos da cidade perfeita:

“Esta é uma frase de Jane Jacobs. A cidade perfeita é onde coisas diferentes acontecem, relativamente perto uma das outras e em vários horários ao longo do dia (…) O bairro saudável não se esvazia às seis da tarde, como é o caso da maior parte do centro de Los Angeles. Na cidade perfeita sempre existe movimento e coisas acontecendo no meu entorno”.

“Depois de passar 30 anos usando uma bicicleta para cruzar Nova York, vi a cidade – especialmente Manhattan, onde moro – mudar para melhor e para pior. Durante esse período, comecei a levar nas minhas viagens uma bicicleta dobrável para ter a experiência de ciclista também em outros lugares. Ver cidades de uma bicicleta é prazeroso e instrutivo. Em uma bike se vê muito mais do que de uma estrada. E com o trânsito, em muitas cidades, com freqüência é tão rápido quanto andar de carro”.

“Estacionamentos são o equivalente a terra morta. Eles não animam em nada a cidade e eu ficaria feliz se em Nova York muitos deles não existissem. Seria um tremendo inconveniente para os motoristas, mas a não ser que possam ser escondidos nos subterrâneos, como com freqüência ocorre no Japão, estacionamentos, sejam terrenos ou garagens, são simplesmente zonas mortas”.
 

Vale a pena ler todo o artigo (Eduardo Pegurier).

 

Leia também

Reportagens
18 de abril de 2024

A nova distribuição da vida marinha no Atlântico ocidental

Estudo de porte inédito pode melhorar políticas e ações para conservar a biodiversidade, inclusive na foz do Rio Amazonas

Análises
18 de abril de 2024

Uma COP 30 mais indígena para adiarmos o fim do mundo

Sediada pela primeira vez na Amazônia, a conferência traz a chance de darmos uma guinada positiva no esforço para frear a crise climática que ameaça nossa espécie

Notícias
18 de abril de 2024

PSOL pede inconstitucionalidade de lei que fragiliza o licenciamento ambiental no ES

Para o partido, as mudanças no licenciamento estadual não estão previstas na legislação federal e prejudicam o meio ambiente; lei tirou espaço da sociedade civil nos processos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.