Notícias

Placa solar como girassol

Pesquisador da Unesp cria sistema de placas solares que se movimentam de acordo com a posição do sol. Tecnologia brasileira é mais eficiente que projetos similares no exterior.

Redação ((o))eco ·
18 de junho de 2010 · 14 anos atrás

Um novo sistema de geração de energia solar desenvolvido pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) pode se tornar, no futuro, a chave para a disseminação da tecnologia no país. Trata-se de placas solares móveis, capazes de acompanhar a posição dos raios solares durante o ano e que possuem capacidade de produzir 53% mais energia do que os sistemas fotovoltaicos fixos. Sistemas de placas móveis já são utilizados em pequena escala nos Estados Unidos e Europa. A novidade da tecnologia brasileira é que ela não funciona por meio de sensores de luz – suscetíveis a várias interferências, como nuvens, por exemplo – mas por um sistema mecânico programado por computador, o que aumenta sua eficiência.

O modelo foi desenvolvido pelo professor da Faculdade de Engenharia da Unesp, Alceu Ferreira Alves, e teve origem em 2006, a partir de uma pesquisa para sua tese de doutorado. Segundo Alves, o sistema demorou oito meses para ser produzido, desde seu protótipo até o funcionamento. Mas ele só foi concluído mesmo depois de mais de um ano de testes, tempo no qual sua eficiência foi mensurada em comparação com placas fixas. O trabalho ficou encubado durante mais um ano e somente agora, em 2010, a universidade divulgou os resultados.

No sistema brasileiro, a posição das placas é definida a partir de cálculos mecânicos. A inclinação do painel é mantida constante ao longo do dia e há um movimento apenas do ângulo equivalente ao fuso-horário da Terra, ajustando a posição do painel a cada quatro minutos. A inclinação da placa só muda quando há uma diferença entre a posição real do equipamento e a posição do Sol, o que ocorre aproximadamente a cada quatro dias. Como um dos motores é responsável apenas por esse movimento de inclinação, o sistema consome menos energia, diferente dos projetos já existentes, que funcionam com dois motores durante todo o tempo. “Esse sistema é mais barato e mais simples do que os usuais”, explica Alves.

O grande entrave do sistema é que ele ainda é 35,7% mais caro do que um sistema fotovoltaico convencional. Mas, de acordo com o professor da Unesp, a maior geração de energia compensa tal custo. Além disso, quanto mais placas forem acopladas ao sistema, menor será o valor investido, já que um mesmo conjunto de motores pode alimentar vários painéis.

Segundo Alves, a tecnologia ainda não saiu dos laboratórios da universidade, mas vários fabricantes já o procuraram para desenvolver as placas móveis. Infelizmente, ainda não há perspectiva de quando essas placas vão chegar ao mercado. (Cristiane Prizibisczki)

Leia também

Notícias
27 de março de 2024

G20 lança até o final do ano edital internacional de pesquisa sobre a Amazônia

Em maio será definido o orçamento; temas incluem mudanças climáticas, risco de desastres, justiça ambiental e conhecimentos indígenas

Colunas
27 de março de 2024

O papel do jornalismo na construção de uma nova mentalidade diante da Emergência Climática

Assumir a responsabilidade com a mudança de pensamento significa assumir o potencial do jornalismo em motivar reflexões e ações que impactam a sociedade

Reportagens
27 de março de 2024

ICMBio tem menos de R$ 0,13 para fiscalizar cada 10.000 m² de áreas protegidas

Acidente com servidores no Amapá escancara quadro de precariedade. Em situação extrema, além do risco de morte, envolvidos tiveram de engolir o próprio vômito

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 2

  1. Giovana diz:

    mas qual os benefícios dessa nova placa solar? E, o que havia de errado com as outras placas para essa nova ideia de placas solares?


  2. Robson Santos diz:

    Boa noite, fiz o curso de painel solar, estou fazendo algumas instalações caseiros, mais minha finalidade é trabalhar numa empresa pra ter mais conhecimento e prática com esta profissão, caso queira fazer uma entrevista é só mandar um contato pelo meu e-mail, valeu fique com Deus.