Notícias

Ciclovia no lugar de motos?

Ciclistas paulistanos pintam clandestinamente símbolo de bicicleta em futura motofaixa. CET avisa que vai apagar, mas brincadeira já chamou a atenção para mobilidade em SP.

Redação ((o))eco ·
27 de maio de 2010 · 14 anos atrás

Uma  “pegadinha” da turma da bike em São Paulo tem movimentado fóruns de discussão na internet e chamado a atenção para a mobilidade urbana na capital paulista. Nesta quinta-feira (27), uma das avenidas mais movimentadas de São Paulo, a Vergueiro, amanheceu com o símbolo de uma bicicleta estampado em uma faixa de restrição de uso que está sendo pintada nesta via da capital (veja foto).

bicicleta pintada na Vergueiro.

A inscrição no pavimento acendeu os ânimos dos ciclistas de São Paulo, que lutam há anos para que o governo municipal crie mais espaços e condições para este tipo de meio de transporte – atualmente a capital possui apenas poucos quilômetros de ciclovias, a maioria delas em parques.

Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a pintura é clandestina e será apagada ainda esta noite. A separação do trânsito, na verdade, está sendo feita para a criação de uma futura motofaixa no corredor Vergueiro/Liberdade, que liga o centro de São Paulo a pontos da zona sul da capital. A motofaixa tem extensão de 3,5 km em cada sentido. A obra está em fase de conclusão e adaptação do trânsito, mas não há previsão de data para ser inaugurada.

Em nota, a CET informa que as pinturas “são um desserviço aos ciclistas, uma vez que os induz a correr riscos ao circular em uma faixa que não foi planejada para receber bicicletas, nem oferece segurança necessária”. Depois da alegria, que durou tão pouco, os ciclistas se perguntam “vamos por onde”? (Cristiane Prizibisczki)

Leia também

Notícias
27 de março de 2024

G20 lança até o final do ano edital internacional de pesquisa sobre a Amazônia

Em maio será definido o orçamento; temas incluem mudanças climáticas, risco de desastres, justiça ambiental e conhecimentos indígenas

Colunas
27 de março de 2024

O papel do jornalismo na construção de uma nova mentalidade diante da Emergência Climática

Assumir a responsabilidade com a mudança de pensamento significa assumir o potencial do jornalismo em motivar reflexões e ações que impactam a sociedade

Reportagens
27 de março de 2024

ICMBio tem menos de R$ 0,13 para fiscalizar cada 10.000 m² de áreas protegidas

Acidente com servidores no Amapá escancara quadro de precariedade. Em situação extrema, além do risco de morte, envolvidos tiveram de engolir o próprio vômito

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.