Uma nova abelha em Alagoas

Salada Verde
terça-feira, 20 abril 2010 20:17

A Estação Ecológica de Murici, em Alagoas, abriga uma das maiores concentrações de espécies ameaçadas de extinção em todo o continente. Mais uma se junta a este grupo com a descoberta da abelha Eulaema felipei, cuja descrição foi publicada na revista científica Zootaxa.

André Nemésio, pesquisador da Universidade Estadual de Santa Cruz e descobridor da espécie, ressalta que a espécie deve ser considerada criticamente ameaçada de extinção devido ao estado de conservação desastroso em que se encontra a estação ecológica.

Sua pequena área de floresta é muito fragmentada e foi danificada pela extração seletiva de madeira, enquanto que a fiscalização é, na melhor das hipóteses, ocasional.

Nemésio relata, no trabalho, ter encontrado um grupo cinco caçadores que informaram passar dias na reserva sem nunca terem tido problemas com agentes do Instituto Chico Mendes ou com a polícia. Além disso as florestas da região parecem estar se tornando mais secas, com córregos tendo perdido vazão ou mesmo secado completamente.

Saiba mais sobre a Estação Ecológica de Murici
Tristes Trópicos de Murici

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.