Salada Verde

Florestas paulistas aumentam

A área ocupada por vegetação natural no estado de São Paulo está aumentando e hoje chega a 17,5% do território paulista, ou cerca de 4,34 milhões de ha.

Salada Verde ·
19 de abril de 2010 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

São Paulo, aquele estado com 20% da população e 30% do PIB brasileiros, mostra uma estatística inesperada. A área ocupada por vegetação natural no estado está aumentando e hoje chega a 17,5% do território paulista, ou cerca de 4,34 milhões de ha. Esta área é equivalente à que existia no início dos anos 1970 e mostra uma tendência que tem se mantido ao longo das últimas duas écadas. Embora as técnicas de sensoriamento remoto atuais sejam mais sensíveis e detectem áreas que antes não eram contabilizadas devido a seu pequeno tamanho, novo levantamento feito pelo Instituto Florestal de São Paulo mostra que cerca de 95 mil ha de vegetação nativa correspondem a florestas, cerrados e campos em regeneração que, desde 2001, substituíram áreas antes sob algum uso ou que haviam sido degradadas.

O aumento das áreas com vegetação natural se deve a uma eficiência da fiscalização e licenciamento ambientais, ao êxodo rural e consequente abandono de áreas marginais e à maior conscientização da população. Ajuda também o Ministério Público paulista ter atuado junto a setores, como o sucroalcooleiro, para que suas propriedades começassem a delimitar reservas legais e reconstituir áreas de preservação permanente.

A boa notícia deve ser temperada com o fato de que, especialmente no interior o Estado, muitos remanescentes são de pequeno porte e há muito a ser feito na reconstituição de corredores ecológicos e restauração de áreas ambientalmente sensíveis, como as APPs. Também persistem problemas como a destruição de florestas por assentamentos da reforma agrária e a ocupação de áreas de Mata Atlântica em regiões como a Serra do Mar e litoral, inclusive no interior de unidades de conservação.

No entanto, os fatos mostram que São Paulo está no caminho certo e deveria servir de exemplo para estados com governantes, como os brucutus de Santa Catarina, que acham que precisam desmatar mais para alavancar suas economias. A notícia foi publicada pela Revista Pesquisa Fapesp

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.