Salada Verde

Recorde nos Órgãos

Parque nacional supera marca de 120 mil visitantes em um ano. Conquista veio com investimentos em infraestrutura.

Salada Verde ·
29 de janeiro de 2010 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
foto: Aldem Bourscheit
foto: Aldem Bourscheit

Balanço recém saído do forno revela que 123.419 pessoas adentraram o parque nacional da Serra dos Órgãos (foto) em 2009, através de suas três portarias: Petrópolis, Teresópolis e Guapimirim, sempre no Rio de Janeiro. Foi a primeira vez que a marca de cento e vinte mil visitantes foi superada em um ano. A conquista consolida uma tendência de crescimento no turismo verificada desde 2005 naquela área protegida federal, criada em 1939.

Conforme o chefe do parque, Ernesto de Castro, a maior procura se deve a melhorias em infraestrutura, como contratação de recepcionistas para os centros de visitantes, de monitores para as trilhas de montanha, recuperação de banheiros, portarias e áreas de acampamento e sinalização bilíngüe. Para 2010, com essas melhorias e expectativas para inauguração do abrigo de montanha do Açu e lançamento de um sistema para reservas com pagamento antecipado, é esperado novo recorde na visitação. As obras exigiram investimentos superiores a dois milhões de reais.

Este ano também serão lançados editais para a concessão de serviços como a pousada Refúgio do Parque, muro de escalada e arvorismo, transporte interno e novos operadores para lojas e cafeterias nas sedes e abrigos de montanha.

Saiba mais:
Caminhos revelados na Serra dos Órgãos
Órgãos setentões
Cinema de alto risco 
Começou a operação Açú

Leia também

Salada Verde
19 de abril de 2024

Museu da UFMT lança cartilha sobre aves em português e em xavante

A cartilha Aves do MuHna, do Museu de História Natural do Araguaia, retrata 10 aves de importância cultural para os xavante; lançamento foi em escola de Barra do Garças (MT)

Salada Verde
19 de abril de 2024

ICMBio abre consulta pública para criação de refúgio para sauim-de-coleira

Criação da unidade de conservação próxima a Manaus é considerada fundamental para assegurar o futuro da espécie, que vive apenas numa pequena porção do Amazonas

Notícias
19 de abril de 2024

Mais de 200 pistas de pouso são registradas dentro de Terras Indígenas na Amazônia

Maioria está próxima a áreas de garimpo, mostra MapBiomas. 77% da atividade garimpeira ilegal na floresta tropical está a menos de 500 metros da água

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.