Notícias

Mudanças climáticas e saúde

Novo relatório da Organização Mundial da Saúde avalia que os impactos de alterações no sistema climático global são, no mínimo, preocupantes.

Redação ((o))eco ·
12 de janeiro de 2010 · 14 anos atrás

Novo relatório da Organização Mundial da Saúde, lançado no dia 10 de janeiro,  avalia que os impactos de alterações no sistema climático global são, no mínimo, preocupantes. De acordo com o documento de 36 páginas (veja link abaixo),  “um mundo com um clima mais quente e variável deve levar a maior concentração de poluentes nas cidades e aumentar a transmissão de doenças através da água”. Nos cálculos da organização, já nos dias de hoje, 1,2  milhão de pessoas morrem todos os anos por doenças causadas por poluição do ar. Outras 2,2 milhões são vítimas de diarréias originadas na má qualidade da água que bebem. 

Apesar do tom sombrio dos parágrafos de abertura, o tom geral do relatório é positivo. A principal mensagem é de que com políticas de redução de emissões de gases de efeito estufa é possível ter impactos positivos sobre a saúde humana. Por exemplo, medidas de eficiência no uso de energia no transporte acabam por cortar os níveis de poluição do ar, beneficiando as populações urbanas.

Para ler o relatório completo “Mudanças climáticas e saúde humana”, clique aqui ( em inglês)

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Justiça Federal determina expulsão de invasores de terra indígena no Pará

A TI Alto Rio Guamá passou por desintrusão em 2023, mas voltou a ser invadida no último domingo; no início do mês, falso juiz reuniu população e mentiu sobre “direito de retorno”

Análises
28 de março de 2024

O Turismo ocupando seu lugar na gestão participativa das Unidades de Conservação

Entidades do Trade Turístico podem – e devem! – participar do debate e contribuir com a gestão das áreas naturais protegidas

Colunas
28 de março de 2024

Morte da sucuri Anajulia (Vovózona) liga alerta na comunicação científica 

O sensacionalismo nos impõe um dilema: se por um lado corrói a credibilidade e piora o debate público, por outro pode causar mobilização suficiente para fazer as autoridades agirem

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.