Salada Verde

Planos para a onça-pintada

Governo promete para 2010 um pacote com ações para salvar no Brasil o maior felino das Américas. Criar e interligar UCs é uma estratégia.

Salada Verde ·
27 de novembro de 2009 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Foto: Bradesco/WWF
Foto: Bradesco/WWF

Os especialistas definiram 50 ações urgentes para conservar o predador, tratando de políticas públicas, educação e comunicação, pesquisa, perda, conflitos com atividades humanas, caça e fragmentação de habitats. Os três últimos foram considerados os problemas mais sérios pelos pesquisadores, segundo o Cenap.

Apesar da situação da onça-pintada ser melhor no Pantanal e pontos da Amazônia, a realidade  nos outros biomas é crítica – ela está “Ameaçada” na Mata Atlântica; “Vulnerável” no Cerrado e “Criticamente Ameaçada” na Caatinga. Essa divisão de ameaças por bioma ainda é uma proposta que será apreciada por lideranças do Instituto Chico Mendes.

Também foram geradas estatísticas sobre as populações de onças no país, o que pode ajudar nos esforços para salvar a espécie onde ela tem maior risco de desaparecer em curto e médio prazos. O Nordeste, por exemplo, abriga menos de 250 desses animais e pode ter a espécie extinta em 60 anos. Uma solução para mudar essa tendência preocupante é criar novas unidades de conservação e corredores unindo as já existentes, ligando populações isoladas.

Em meados de 2010, o governo promete publicar uma plano nacional para a conservação da onça-pintada, pesando todos esses pontos.

Saiba mais:
Para salvar o grande predador
Convivendo com a onça-pintada
O grande defensor


Leia também

Reportagens
26 de abril de 2024

Número de portos no Tapajós dobrou em 10 anos sob suspeitas de irregularidades no licenciamento

Estudo realizado pela organização Terra de Direitos revela que, dos 27 portos em operação no Tapajós, apenas cinco possuem a documentação completa do processo de licenciamento ambiental.

Notícias
26 de abril de 2024

Protocolo estabelece compromissos para criação de gado no Cerrado

Iniciativa já conta com adesão dos três maiores frigoríficos no Brasil, além de gigantes do varejo como Grupo Pão de Açúcar, Carrefour Brasil e McDonalds

Notícias
26 de abril de 2024

Com quase 50 dias de atraso, Comissão de Meio Ambiente da Câmara volta a funcionar

Colegiado será presidido pelo deputado Rafael Prudente (MDB-DF), escolhido após longa indefinição do MDB; Comissão de Desenvolvimento Urbano também elege presidente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.