Salada Verde

Atuns e tubarões ralados

Fracasso da comissão do atum do Atlântico em definir medidas reais para proteger a espécie é criticado por ambientalistas. Decisão ficou para 2010.

Salada Verde ·
16 de novembro de 2009 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Foto: NOAA
Foto: NOAA

Adivinhem! Fracassou a reunião desta semana de países ligados à Comissão Internacional para a Conservação dos Atuns Atlânticos (ICCAT, sigla em inglês). O evento aconteceu em Porto de Galinhas (PE) e levou à redução da cota anual de pesca do atum-azul de 19,5 mil para 13,5 mil toneladas. Mas na opinião de ambientalistas, o conjunto da obra foi um belo fiasco. 

O WWF lembra que estudo apresentado em Recife mostrou que, mesmo com uma cota de 8.000 toneladas, seria de apenas 50% a chance de recuperação do peixe, até 2023. Outro estudo, da própria ICCAT, mostrou que só a proibição da pesca seria contundente para melhorar a condição da espécie e impedir restrições ao comércio, até 2019.

“O senso comum indica que uma proibição do comércio, apoiada por uma suspensão temporária da pesca, é o que faz falta para recuperar o atum do Atlântico. Acabar com a pesca é o que a ICCAT precisava fazer para salvar o atum — e também para salvar a reputação da Comissão”, disse Sergi Tudela, coordenador do Programa de Pesca do WWF/Mediterrâneo.

Além disso, nada foi decidido sobre a pesca criminosa de tubarões para remoção de barbatanas ou sobre a proteção das tartarugas e alabatrozes, comumente capturadas por “engano”. Outra reunião está marcada para março de 2010.

“O senso comum indica que uma proibição do comércio, apoiada por uma suspensão temporária da pesca, é o que faz falta para recuperar o atum do Atlântico. Acabar com a pesca é o que a ICCAT precisava fazer para salvar o atum — e também para salvar a reputação da Comissão. Este ano, todas as partes falaram na necessidade de restaurar a credibilidade da ICCAT. E para isso endossam a matança de mais 50.000 tubarões e 8.000 golfinhos, numa violação das resoluções da ONU?  Não dá para acreditar! É mais uma prova da total disfunção da ICCAT como organização séria de manejo da pesca”, ressaltou Tudela.

Saiba mais:
Anote, vai faltar atum
O massacre de aves marinhas

Leia também

Notícias
27 de março de 2024

G20 lança até o final do ano edital internacional de pesquisa sobre a Amazônia

Em maio será definido o orçamento; temas incluem mudanças climáticas, risco de desastres, justiça ambiental e conhecimentos indígenas

Colunas
27 de março de 2024

O papel do jornalismo na construção de uma nova mentalidade diante da Emergência Climática

Assumir a responsabilidade com a mudança de pensamento significa assumir o potencial do jornalismo em motivar reflexões e ações que impactam a sociedade

Reportagens
27 de março de 2024

ICMBio tem menos de R$ 0,13 para fiscalizar cada 10.000 m² de áreas protegidas

Acidente com servidores no Amapá escancara quadro de precariedade. Em situação extrema, além do risco de morte, envolvidos tiveram de engolir o próprio vômito

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.