Salada Verde

Calorão de rachar para britânicos

Projeções científicas mostram que o Reino Unido enfrentará efeitos climáticos severos, como altas temperaturas e muita chuva no verão e elevação do nível do mar.

Salada Verde ·
18 de junho de 2009 · 15 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

O relatório Projeções do Clima do Reino Unido 2009 foi divulgado hoje em Londres e mostra que, sem ações globais urgentes para reduzir a poluição que causa o aquecimento do planeta, o Reino Unido pode enfrentar invernos com temperaturas mais altas e mais chuvosos, verões mais quentes e secos, erosões no litoral e um clima em geral mais severo. Conforme as estimativas do governo britânico, o país deverá experimentar, por volta de 2080, um aumento nas temperaturas médias de verão entre 2 e 6 ºC, uma redução de 22% no índice médio de chuvas no sudeste do país no verão e um aumento de 16% nas chuvas no nordeste durante o inverno, além de um auumento de 36 centímetros no nível das marés. Isso com um cenário de elevação média no lançamento de gases estufa no globo. Se a emissão seguir desenfreada, as temperaturas poderiam chegar a 12 ºC além nos dias mais quentes do verão. Os picos ultrapassariam os 40 ºC em Londres, em julho e agosto.

“Não resta dúvida, as mudanças climáticas são o maior desafio que o mundo enfrenta hoje. As mudanças climáticas já estão acontecendo. Os dez anos mais quentes já observados ao redor do globo foram registrados a partir da década de 1990. Esta evidência científica mostra não apenas que precisamos combater as causas das mudnaçcas climáticas, mas que precisamos lidar com as consequências. As Projeções do Clima do Reino Unido 2009 irão permitir que nos certifiquemos de ter uma infra-estrutura resiliente, seja na projeção de prédios escolares ou na proteção de novas usinas de nergia, na manutenção do suprimento de água potável, ajuste da agricultura para verões mais secos ou no entendimento de como teremos que nos adaptar em nossas casas e empresas”, disse o secretário do Meio Ambiente britânico Hilary Benn, conrforme nota distribuída pela embaixada do país em Brasília.

Evidências como essas encurtam o tempo e elevam a pressão global por ações contra as mudanças do clima. Para isso, também é fundamental um acordo  efetivo na Conferência das Partes sobre o Clima das Nações Unidas, em Copenhague, em dezembro.

“A ciência está nos pressionando mais forte que nunca para alcançarmos um acordo global em Copenhague, em dezembro. Essas projeções somam-se ao acachapante conjunto de evidências científicas que afirmam que a humanidade precisa cortar emissões de carbono para evitar um futuro de padrões climáticos extremos que poderiam ameaçar a vida de populações ao redor do planeta, além de colocar em perigo fauna, flora e vida marinha”, disse o ministro britânico de Energia e Mudanças Climáticas Ed Miliband, também segundo aquela embaixada.

Veja aqui o plano do Reino Unido para combate às mudanças do clima.

Leia também

Reportagens
18 de abril de 2024

A nova distribuição da vida marinha no Atlântico ocidental

Estudo de porte inédito pode melhorar políticas e ações para conservar a biodiversidade, inclusive na foz do Rio Amazonas

Análises
18 de abril de 2024

Uma COP 30 mais indígena para adiarmos o fim do mundo

Sediada pela primeira vez na Amazônia, a conferência traz a chance de darmos uma guinada positiva no esforço para frear a crise climática que ameaça nossa espécie

Notícias
18 de abril de 2024

PSOL pede inconstitucionalidade de lei que fragiliza o licenciamento ambiental no ES

Para o partido, as mudanças no licenciamento estadual não estão previstas na legislação federal e prejudicam o meio ambiente; lei tirou espaço da sociedade civil nos processos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.