Salada Verde

Premiados os inimigos da Amazônia

Organizações não-governamentais apontam os parlamentares que mais têm lutado pela destruição da floresta tropical. Confira aqui os principais ganhadores.

Salada Verde ·
5 de junho de 2009 · 15 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Saiu hoje (5) o nome dos ganhadores do Prêmio Inimigo da Amazônia, concedido anualmente pelo Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente (FBOMS). Confira abaixo os principais ganhadores da categoria Espécies Nativas.

Foto: Fábio Pozzebom/ABr Senadora Kátia Abreu (DEM/TO)– Líder ruralista no Senado, é autora do decreto legislativo que tenta sustar a validade de medidas de combate ao desmatamento e relatora da MP 458, que regulariza a grilagem na Amazônia.
Foto: Agência Senado Senador Mozarildo Cavalcanti (PTB/RR) – Autor e promotor da PEC 38, que tenta acabar com a demarcação de unidades de conservação e terras indígenas, foi grande defensor da demarcação não-contínua da Terra Índígena Raposa/Serra do Sol. Votou a favor da MP 458 na íntegra.
Foto: José Cruz Senador Romero Jucá (PMDB/RR) – Autor e promotor do projeto de lei que autoriza mineração dentro de terras indígenas, liderou a bancada do governo para aprovar a MP 458 e derrubar destaques que poderiam melhorá-la. É também o grande articulador da aprovação da MP 422 no Senado, que ampliou o limite de 400 para 1500 hectares das terras públicas que podem ser repassadas para o domínio privado sem licitação.
Foto: Fabio Pozzebom/ABr Senador Flexa Ribeiro (PSDB/PA) – Defensor veemente da MP 458, votou a favor em sua íntegra, defendendo a regularização para empresas e ocupantes indiretos, com a alegação de que “não serve para nada separar o joio do trigo”. Também é autor do projeto de lei que permite plantar dendê na reserva legal de imóveis da Amazônia. Quer a revogação do Código Florestal.

Na lista de ganhadores do Prêmio Inimigos da Amazônia, categoria Espécies Nativas, também figuram os deputados Asdrúbal Bentes (PMDB/PA), relator da MP 458 na Câmara, e Homero Pereira (PR/MT), que se destaca pela luta contra os povos indígenas.

Na categoria Espécie Exótica estão os deputados José Nobre Guimarães (PT/CE), relator da MP 452 na Câmara, aquela que libera de licenciamento reformas em estradas federais, Aldo Rebelo (PC do B/SP), que acredita que os índios são um atraso para o país, e por isso, luta contra a demarcação de terras indígenas, e Valdir Colatto (PMDB/SC), expoente intelectual da bancada ruralista, é autor do Código Ambiental que de ambiental não tem nada.

A FBOMS também divulgou o nome dos ganhadores do Prêmio Amigos da Amazônia. Os senadores Marina Silva (PT/AC) e José Nery (PSOL/PA), e o deputado Sarney Filho (PV/MA), figuram na lista de ganhadores da categoria Espécies Nativas. Já os senadores Aloísio Mercadante (PT/SP),  Cristovam Buarque (PDT/DF) e Renato Casagrande (PSB/ES), e o deputado Paulo Teixeira (PT/SP), são os vencedores da  categoria Espécies Exóticas. Para saber mais sobre os vencedores, clique aqui.

Leia também

Salada Verde
25 de abril de 2024

Deputados mineiros voltam atrás e maioria mantém veto de Zema à expansão de Fechos

Por 40 votos a 21, parlamentares mantém veto do governador, que defende interesses da mineração contra expansão da Estação Ecológica de Fechos, na região metropolitana de BH

Notícias
25 de abril de 2024

Do Brasil à Colômbia, conservação ambiental através da literatura

Feira do livro de Bogotá traz os biomas brasileiros em destaque, com uma curadoria literária voltada para o meio ambiente

Análises
25 de abril de 2024

Escazú não é prioridade? 

Escazú chega à terceira COP sem que o Brasil o tenha ratificado. Delegação brasileira conta com ampla participação da sociedade civil, mas ausência de alto escalão grita

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.