Notícias

Carta – Chico Mendes

De José Truda Palazzo Jr. Jardineiro, escritor e ambientalista Nada tenho contra o saudoso Chico Mendes, cidadão ilustre e sindicalista histórico...

Redação ((o))eco ·
29 de abril de 2007 · 14 anos atrás

De José Truda Palazzo Jr.
Jardineiro, escritor e ambientalista

Nada tenho contra o saudoso Chico Mendes, cidadão ilustre e sindicalista histórico com preocupações ambientais, que merece o destaque que tem na luta pela defesa da Amazônia.

Mas daí a aceitar que se ponha num órgão público federal o nome próprio de um ex-aliado político da Senadora Marina Silva, apenas pra fazer proselitismo, é absolutamente inaceitável.

A luta ambiental brasileira, e a GESTÃO ambiental brasileira, são maiores do que as vicissitudes amazônicas. É bem verdade que a gestão de Marina Silva no MMA abandonou ao deus-dará os demais biomais nacionais, privilegiando o paroquialismo amazônico (e a base eleitoral, evidente) da mesma, mas não há porque tolerar a entronização dessa política parcial e míope no nome do órgão federal de conservação da biodiversidade.

Os gaúchos teriam pleno direito de exigir que o novo Instituto se chamasse José Lutzemberger, que além da liderança nacional ajudou o próprio Chico Mendes a se inserir no panorama internacional. Os cariocas ou capixabas, de dar ao Instituto o nome de ambientalisras de lá que foram martirizados pelos criminosos depredadores da Natureza em anos recentes. Os mineiros, de chamar o novo órgão de Instituto Manuelzão, que era tão ou mais emblemático que o Chico mas não tinha políticos do PT a lhe fazer o marketing.

Como ambientalista e cidadão, repudio a apropriação partidária e regionalista de um órgão federal com a importância do que está sendo criado. Acho que precisamos escrever aos parlamentares e mobilizar as lideranças pra que a Medida Provisória baixada por Lulla e turma seja alterada, e o Instituto BRASILEIRO de Conservação da Biodiversidade seja efetivamente isso, brasileiro e de todos, não apenas um monumento paroquial à devastação da Amazônia que o governo dos amigos de Chico Mendes não se importam em conter.

Leia também

Notícias
4 de agosto de 2021

Iniciativa lança plataforma que prevê áreas sob maior risco de desmatamento na Amazônia

Através do uso de inteligência artificial, a plataforma PrevisIA fornecerá dados, abertos ao público, para indicar quais as áreas mais ameaçadas da Floresta Amazônica

Reportagens
4 de agosto de 2021

Com omissão do governador, Rondônia realiza novo corte de UCs

Projetos de lei que removem quase 100 mil hectares de áreas protegidas no estado foram aprovados integralmente, após governador não se manifestar dentro do prazo legal

Notícias
3 de agosto de 2021

Câmara volta do recesso e aprova PL da grilagem

A proposta passa de 4 para 6 módulos fiscais o tamanho da propriedade ocupada que poderá ser regularizada com dispensa de vistoria pelo Incra. Projeto vai ao Senado

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Comentários 1

  1. Alguns Ainda acham que é bobagem falar em lutas de classes. Tem uma voz por detrás que dar o ritmo. Ainda não perceberam? E nós aqui dando milho as pombos! Ze Geraldo.