Reflexos por toda a nossa vida

Palê Zuppani
quarta-feira, 24 junho 2009 17:23
Clique na imagem e confira o ensaio
Clique na imagem e confira o ensaio

Os reflexos estão presentes em nossa vida e muitos deles estão presentes em nosso dia-a-dia. E para um fotógrafo não é diferente, são muitos os reflexos em meu dia-a-dia. Quando olho através da câmera fotográfica profissional, a imagem vista é um reflexo, daí as chamadas câmeras reflex.  E muitos são os reflexos presentes em todo o processo fotográfico. Mas como sou um apaixonado por fotografia, busco prestar muita atenção ao mundo de reflexos na realidade que presencio a minha volta, e desses momentos surgem fotografias onde a realidade é um reflexo.

Fotografar um reflexo é ampliar as possibilidades de luz de uma foto. Imagine o momento do por do sol em um campo, onde se depara com uma grande paisagem iluminada pelo sol e o céu azul! Imaginou? Agora, adicione uma lagoa entre a paisagem e você e tente imaginar a mudança que o reflexo da água trará para a fotografia. E como a água, muitos são as superfícies refletoras, como a areia, lua, vidro, e muitas outras.

Tenho fascínio pelos reflexos produzidos pela água, pois sendo a água o elemento mais abundante do planeta, dá muitas possibilidades de se criar novas imagens, seja nas planícies alagadas do Pantanal, no imenso litoral brasileiro, ou nos açudes no Sertão.

Para fotografar esse tipo de cena é muito importante saber onde medir a luz para se obter uma correta fotometria, pois a água, por filtrar alguns raios do sol, geralmente se torna mais escura. Assim, fotometrar na parte mais clara do reflexo é uma boa saída.

E quanto mais se presta atenção nos reflexos, mais craque em vê-los nós ficamos e novas fotografias vão surgindo. Assim, acompanhe o ensaio acima sobre reflexos, com imagens produzidas em muitas realidades diferentes do Brasil.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.