Fotografia

Uma passagem pela catarinense Laguna

No sul do estado, município esbanja beleza em costões rochosos e porções preservadas de Mata Atlântica. Resolver problemas ambientais é fundamental para o turismo.

Redação ((o))eco ·
8 de janeiro de 2009 · 15 anos atrás

Ninguém duvida das belezas do litoral catarinense. Não fosse a água quase sempre fria e os invernos no melhor estilo sulista, seria uma das regiões mais procuradas por turistas durante o ano todo. Apesar das canetas e gravadores em descanso, as câmeras da reportagem de O Eco ficaram com diafragmas bem abertos e captaram algumas belezas do município de Laguna, 120 quilômetros ao sul da capital Florianópolis.

Redes e outros materiais apreendidos na sede da Polícia Militar Ambiental em Laguna. (Foto: Aldem Bourscheit)
Redes e outros materiais apreendidos na sede da Polícia Militar Ambiental em Laguna. (Foto: Aldem Bourscheit)

Cheia de morros cobertos por remanescentes de uma Mata Atlântica rica em butiazeiros e gravatás, parente espinhoso das bromélias, a região oferece inúmeras possibilidades para turismo e esportes de aventura. Adeptos do rapel e da escalada em rocha (boulder) são vistos se dependurando por lá. Cortar com um caiaque as águas da lagoa Santo Antônio ou do canal que leva ao mar é outra opção. A cidade também oferece um dos mais agitados carnavais da Região Sul.

Uma conversa com a Polícia Militar Ambiental mostra que o município sofre com problemas comuns a outras porções litorâneas do país, como desmatamento e pesca desordenada. Centenas de redes e outros petrechos de pesca são apreendidos e incinerados todos os anos. Clique aqui e confira boletim com autuações de dezembro de 2008.

“Pés-de-galinha” ajudam na ampliação dos molhes. (Foto: Aldem Bourscheit)
“Pés-de-galinha” ajudam na ampliação dos molhes. (Foto: Aldem Bourscheit)

A navegação e a pesca industrial crescem com a reforma e ampliação dos molhes, desde 2001. As obras exigem toneladas de pedras e enormes estruturas de cimento conhecidas entre a população como “pés-de-galinha”.

Com muitas histórias para contar, da colonização açoriana, dos feitos de Anita Garibaldi, do marco do Tratado de Tordesilhas (Pedra do Frade) e da impressionante parceria entre botos e pescadores em busca dos melhores cardumes de tainhas e outros peixes (exibida pelo canal Animal Planet em janeiro de 2007), a cidade precisa dar um jeito no problema do lixo, antes que suas belezas se turvem.

Muitos resíduos chegam à região na carona do Rio Tubarão, que percorre quilômetros no sul do estado. No entanto, há grande quantidade de detritos em terrenos baldios, ou espalhados por ruas e águas. Feios borrões na paisagem.

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.