Fotografia

Apreciar para conservar

Acabam de ser divulgadas as imagens vencedoras do 2º Concurso Avistar Itaú BBA de Fotografia de aves. Este ano, foram mais de 7 mil inscritos. Confira alguns dos ganhadores.

Redação ((o))eco ·
5 de maio de 2008 · 16 anos atrás

Cobrir pautas ambientais no Brasil é tratar principalmente de decepções, ameaças, desastres, catástrofes. Mas de tempos em tempos surge alguma notícia que nos dá esperança, ou que traz de volta à nossa memória as razões pelas quais essa briga vale a pena. As fotos vencedoras do 2º Concurso Avistar Itaú BBA de Fotografia encaixam-se nessas duas categorias.

As imagens mostram a incrível diversidade das aves típicas dos diversos biomas brasileiros, seus padrões de comportamento, suas estratégias de sobrevivência. É impossível olhar para essas fotos e não concordar que esses organismos merecem ser preservados.

Se a apreciação estética da natureza é um caminho privilegiado para o reconhecimento do seu valor e, portanto, da necessidade da sua preservação, a fotografia de aves deve ser uma porta de entrada privilegiada para esta trilha. Assim, é motivo de enorme alegria ver que o Concurso cresce a cada ano que passa, não só em número de participantes – cada fotógrafo, cada observador de aves é mais um ambientalista – mas também na qualidade técnica, estética e documental das fotografias.

A galeria ao lado mostra as fotos vencedoras nas categorias “melhor foto”, “melhor registro”, “primeiras aves” (para iniciantes) e “prêmio especial”. As ganhadoras das menções honrosas do júri estão no site do Avistar.

Leia também

Análises
24 de abril de 2024

Chamar carvão de sustentável é má-fé absurda

A defesa do carvão como uma alternativa sustentável embaralha o debate público e desvia investimentos de soluções eficazes e provadas

Colunas
24 de abril de 2024

O comprometimento do jornalismo ambiental brasileiro

A intensificação da crise climática e a valorização da subjetividade no campo jornalístico ressaltam o posicionamento na cobertura ambiental

Reportagens
23 de abril de 2024

COP3 de Escazú: Tratado socioambiental da América Latina é obra em construção

No aniversário de três anos do Acordo de Escazú, especialistas analisam status de sua implementação e desafios para proteger ativistas do meio ambiente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.