Fotografia

Luto do céu acinzentado

O Brasil tem lugares lindos para se fotografar e descansar os olhos. Mas não é possível fechar os olhos para as inúmeras barbaridades que destroem nosso meio ambiente.

Adriano Gambarini ·
11 de outubro de 2007 · 16 anos atrás

Depois de um nebuloso sumiço (e peço desculpas aos leitores), retomo os ensaios aqui na seção. Neste último mês fui ao Rio Negro da Amazônia, naveguei de Novo Airão ao Arquipélago de Mariuá. Lindo o lugar! Água convidativa, sem mosquitos, mata densa, ribeirinhos acolhedores…E um céu acinzentado.

Segui então para a Serra da Canastra, e fui testemunha de um céu acinzentado sobre uma queimada avassaladora, que em três dias queimou mais do que uma semana de queimadas do ano passado! Soube agora que apesar das chuvas esparsas trazendo esperança aos campos nativos, voltou a correr um fogo criminoso. Acabo de ver imagens aéreas do céu acinzentado no sul do Pará e Mato Grosso.

Honestamente, já tinha decidido não expor mais fotografias dos problemas ambientais que assolam este mundo. Creio que devemos gritar aos quatros cantos sobre o descaso governamental, a estupidez imediatista dos piromaníacos, mas afinal sou responsável por uma seção de fotografia, e se já lemos diariamente as expressões pessimistas do que está acontecendo neste país esquecido, olhar para elas também já é demais!

Pensei em pegar carona no veleiro de Laury e Fernando pelo Rio Paraná, e mostrar um pouco do Parque Estadual do Ivinhema, MS, e de amigos citados por eles, como o ex-caçador Carlos Platero, com quem trabalhei inúmeras vezes em capturas de onças, e um dia me confessou entrecortando palavras, que se arrependia das muitas caçadas que fizera. Quem sabe resgatar a história de Marcel Gautherot e seu magnífico registro de um Rio São Francisco do começo do século, ou então trazer o trabalho inusitado de pesquisadores de raias no Rio Paraná. Tudo isto daria ensaios maravilhosos, cênicos, verdadeiros descansos para os olhos e para nossa alma ambiental atormentada por este turbilhão de desgraças.

Mas devo confessar que lendo as chamadas das matérias aqui no ECO, não me contive – e me desculpem novamente se retomo ao assunto. O que veremos aqui são fotografias de quase 15 anos de trilhagem por um Brasil que, proporcionamente ao aumento do número de unidades de conservação, foi o crescimento do abandono. Muita gente bem intencionada e ativa surgiu, é fato! Isto é um alento e talvez o sopro de otimismo para um futuro melhor.

Mas o presente está aí, igualmente soprado por um vento espalhando labaredas sobre árvores seculares. E isto precisa diminuir. O mais desesperador é que as fotos se tornam atemporais. Tão antigas e ao mesmo tempo atuais. Tão denunciantes e ao mesmo tempo tão rotineiras ao nosso inconsciente. Meu medo maior é de que as fotos se banalizem e percam sua força, sua obrigatoriedade de denúncia; e de que o azul do céu seja gradativamente esquecido em algum canto da memória.

  • Adriano Gambarini

    É geólogo de formação, com especialização em Espeleologia. É fotografo profissional desde 92 e autor de 14 livros fotográfico...

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.