Fotografia

2006 imagem ou ação?

Mais um ano de queimadas, monoculturas e espécies mortas em beira de estradas passou. Tomara que em 2007 fatos mais positivos se revelem diante das lentes que miram a natureza.

Adriano Gambarini ·
29 de dezembro de 2006 · 17 anos atrás

Dizem os místicos, numerólogos e afins que os anos pares não são bons, mas os anos impares são a compensação de tudo não conquistado no ano interior. Finalizar com o cabalístico número sete, então, é o paraíso assumido. Se isto é mais um mistério reinando entre o céu e a Terra, ninguém saberá dentro da precisão da ciência, mas certamente o meio ambiente deseja que em 2007 seja melhor. Passamos o ano vivenciando queimadas impunes e avassaladoras de um grande mal para fauna e flora; vimos os ditos ‘protetores ambientais’ dos órgãos competentes envolvidos em desmatamentos amazônicos, sem contar com o avanço desenfreado de monoculturas nos solos da maior floresta tropical do mundo. Assistimos até mesmo guardas florestais aniquilando o maior dos carnívoros brasileiros, na patética alegação de proteger a sociedade. Encontramos animais atropelados, centenas deles nas estradas do Brasil, sinal evidente de perda de habitat, sem contar com os animais silvestres a cada dia se aproximando mais das periferias da cidade, assustados e famintos. Reservas são reduzidas de sua área original, argumentos políticos sobrepõem comprovações técnicas, “meio ambiente é um entrave para o desenvolvimento”.

Mas se a eventual omissão governamental e o descaso de alguns pode trazer pessimismo no quesito ambiental, o movimento ideológico de outros parece ser a luz no fim do túnel. Grandes extensões dos vários biomas brasileiros, rios, nascentes e campos são estudados por técnicos, biólogos e ambientalistas de toda ordem, com o intuito maior de as tornarem futuras Unidades de Conservação. Programas de revitalização, pelo movimento de técnicos engajados, trazem informações novas às margens do rio velho. Novas espécies de bromélias e borboletas são descobertas na reduzida Mata Atlântica do Nordeste. Patos mergulhão, raros e ariscos, são estudados desde o nascimento no cerrado, passos de onça são identificados na caatinga, e até mesmo uma esquecida espécie do ‘espoletado’ macaco prego se torna razão de pesquisas aprofundadas na história secular do ambientalismo brasileiro! Reciclar é preciso e nosso país está, muito bem obrigado, nesta atitude ecologicamente lógica para aqueles de bom senso, mas corretíssima!

Mas…O que toda esta explanação tem a ver com uma seção de fotografia? Tudo, se entendermos a fotografia como conceito. Se os fotógrafos de natureza entenderem a força que uma imagem tem, e por um momento deixarem seus egos de lado, suas ‘fabriquetas’ de livros lançados entra ano, sai ano. Se virem a fotografia imparcialmente, e da mesma forma como fotografam a ave rara ou o ecossistema falido a seu próprio beneficio, trouxerem a realidade em que vivemos, o ambiente que sustenta nossa existência em forma de imagens, clicadas como ferramenta na preservação, e na conservação. E quem sabe, passemos anos pares e impares com os fogos sendo apenas artifícios coloridos na escuridão do céu.

  • Adriano Gambarini

    É geólogo de formação, com especialização em Espeleologia. É fotografo profissional desde 92 e autor de 14 livros fotográfico...

Leia também

Salada Verde
19 de abril de 2024

Lagoa Misteriosa vira RPPN em Mato Grosso do Sul

ICMBio oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Lagoa Misteriosa, destino turístico em Jardim, Mato Grosso do Sul

Salada Verde
19 de abril de 2024

Museu da UFMT lança cartilha sobre aves em português e em xavante

A cartilha Aves do MuHna, do Museu de História Natural do Araguaia, retrata 10 aves de importância cultural para os xavante; lançamento foi em escola de Barra do Garças (MT)

Salada Verde
19 de abril de 2024

ICMBio abre consulta pública para criação de refúgio para sauim-de-coleira

Criação da unidade de conservação próxima a Manaus é considerada fundamental para assegurar o futuro da espécie, que vive apenas numa pequena porção do Amazonas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.