Fotografia

Guto Bertagnolli e a revelação pantaneira

Guto Bertagnolli é paulista, formou-se biólogo e fez mestrado em Nova Iorque. Mas foi no Pantanal que descobriu sua vocação: a fotografia de natureza.

Alexandre Sant´Anna ·
4 de agosto de 2005 · 19 anos atrás

Guto Bertagnolli tem 33 anos e nasceu em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. O interesse pela natureza vem dos tempos de criança. A curiosidade infantil transformou-se em projeto de vida quando Guto foi fazer faculdade de Biologia em sua cidade natal.

Em 1995, resolveu passar três meses trabalhando e conhecendo o Pantanal, mas a paixão pela experiência estendeu a breve estada por quatro anos. Neste período, Guto aproximou-se de atividades de ecoturismo, e a fotografia ganhou espaço em sua vida. Passou a participar de grupo de fotógrafos especializados em natureza, e daí para produções de televisão e documentários.

Em setembro de 2003, trocou o sossego e a vida do mato por um mestrado em Biologia da Conservação, na Columbia University, em Nova York. No tempo que morou na Big Apple ele migrou para os mercados publicitário, editorial e de arte e trabalhou em revistas como a Ícaro, Oi e Uma.

De volta ao Brasil, Guto Bertagnolli encontrou refúgio em Bonito, Mato Grosso do Sul. Seu novo endereço possibilitou a participação em documentários do Animal Planet e Discovery Communication. E uma admirável coleção de fotografias dos ecossistemas pantaneiros.

Seu equipamento: nenhuma preguiça, câmeras Canon EOS 5000, Canon EOS30 (Elan 7) e Canon 10D (digital), lentes: Canon 38-76mm (4:5.6), Canon 75-300mm (4:5.6), Sigma 105mm macro (1:2.8) e flash Canon Speedlite 550 EX. Filtros diversos, polarizadores e rebatedores. Tripés e monopés Manfrotto.

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.