Fotografia

Miriam Prochnow com olho de cidadã

Produto de quase vinte anos de ambientalismo, as fotos de Miriam Prochnow – com o marido Wigold Schäfer – mostram o Brasil que os brasileiros podem perder.

Alexandre Sant´Anna ·
10 de junho de 2005 · 19 anos atrás

Miriam Prochnow é uma brasileira. Ou melhor, a catarinense Miriam Prochnow é muito mais do que uma brasileira. É uma cidadã que deveria ser um exemplo para todos nós, brasileiros.

Ela é o típico caso do que se consegue com um trabalho de formiguinha, de que tanto ouvimos falar, mas que raramente temos a chance de ver funcionando na prática. É aquele tipo de pessoa que começa a consertar as coisas em seu quintal e acaba alcançando objetivos nacionais.

Está nisso desde 1987. Na época, ela era apenas uma pedagoga que ficava chocada com a quantidade interminável de caminhões carregados com toras de madeiras, que não paravam de sair de uma reserva indígena em Ibirama, Santa Catarina. Junto com o marido, Wigold Schäfer, funcionário do Banco do Brasil, fundou então a ONG Apremavi, com 17 simpatizantes recrutados na região. Hoje, a Apremavi em mais de 300 sócios. Miriam e Wigold foram “obrigados” a se mudar para Brasília, onde ela é a coordenadora da Rede de ONGs da Mata Atlântica.

A ligação de Miriam e Wigold com a fotografia começou como uma necessidade de registrar e denunciar as agressões ao meio ambiente. Ela define modestamente seu hobby como “utilitarista”. Não se considera uma fotógrafa. Aliás, ela diz que mal sabe quem fez o quê na coleção de fotos que tem junto com Wigold. Basta, porém, lançar uma rápida olhada nas fotos feitas pelo casal para ver sensibilidade e delicadeza na luz e na composição das fotos, além do forte impacto visual, quando se trata de fragrar desmatamentos ou outras agressões à natureza.

Miriam já publicou cinco livros, todos tendo o meio ambiente como tema central: “A Mata Atlântica e Você”, ” Floresta de Araucária” e ” Barra Grande”, por exemplo. Atualmente, coordena um projeto audacioso: um livro sobre a Mata Atlântica , verdadeira enciclopédia sobre a floresta em cada estado do Brasil.

Miriam é uma adepta da fotografia digital. Tem uma Nikon de 8 MB, mas ainda usa sua Nikon F-90, a base de filme, quando precisa fazer transparências para palestras.

Leia também

Notícias
24 de abril de 2024

Na abertura do Acampamento Terra Livre, indígenas divulgam carta de reivindicações

Endereçado aos Três Poderes, documento assinado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e organizações regionais cita 25 “exigências e urgências” do movimento

Reportagens
24 de abril de 2024

Gilmar suspende processos e propõe ‘mediação’ sobre ‘marco temporal’

Ministro do STF desagrada movimento indígena durante sua maior mobilização, em Brasília. Temor é que se abram mais brechas para novas restrições aos direitos dos povos originários

Notícias
24 de abril de 2024

Cientistas descobrem nova espécie de jiboia na Mata Atlântica

A partir de análises moleculares e anatômicas, pesquisadores reconhecem que jiboia da Mata Atlântica é diferente das outras, e animal ganha status de espécie própria: a jiboia-atlântica

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.