Fotografia

Coruripe em fotos de Juarez Cavalcanti

O fotógrafo Juarez Cavalcanti ia fazer um ensaio sobre costumes populares, quando lhe encomendaram um trabalho sobre uma reserva florestal. O resultado é espetacular.

Alexandre Sant´Anna ·
17 de fevereiro de 2005 · 19 anos atrás

Juarez Cavalcanti, alagoano, 47 anos, graduou-se em engenharia eletrônica pela PUC-RJ , mas nunca usou o diploma profissionalmente. Paralelamente ao curso, começou a fotografar para jornais universitários e rapidamente entrou no mercado editorial, onde passou pelas redações do jornal Folha de São Paulo e da revista Isto É. Trabalhou também como colaborador em publicações da Editora Abril e da Globo.

O livro sobre Coruripe começou quando Juarez tentou realizar um projeto sobre cultura popular e procurou uma empresa do setor canavieiro para patrocinar a idéia. Para sua surpresa, foi convidado para realizar um trabalho sobre árvores. Na verdade, ilustrar o trabalho da bióloga Alite Bezerra, havia desenvolvido na reserva florestal da usina como tese de mestrado. A empresa queria publicar algo que traduzisse visualmente a pesquisa.

Como Juarez nunca havia fotografado árvores na vida, encarou o desafio preocupado com questões complicadas, tais como distanciamento físico, pouca luz e emaranhados que fazem a mata virar um labirinto de copas, cipós, parasitas etc. A solução ficou em se priorizar detalhes, tais como troncos, folhas, frutos e fotografar árvores desde que elas tivessem uma “fotogenia” mais limpa.

Usou filme Velvia (50 asa) e lentes 28mm, 35mm, 55mm (macro) e 200mm, algumas com duplicador, tripé e longas exposições. Foram 28 viagens, aonde ficava em média três dias, fotografando das 5 da manhã até o último raio de luz, sempre na companhia fundamental do Seu Nilo, mateiro que é um mestre da floresta, pois é capaz de identificar todas as espécies da mata.

Como diz o fotógrafo Antonio Augusto Fontes no prefácio de “Coruripe”, “o resultado é a revelação de um reino mágico, onde micro e macro se equivalem numa mesma dimensão poética”. As fotos de Juarez parecem acarinhar folhas, frutos, raízes e troncos, como um amante maravilhado com as texturas e sutilezas da pele da amada.

Leia também

Notícias
24 de abril de 2024

Na abertura do Acampamento Terra Livre, indígenas divulgam carta de reivindicações

Endereçado aos Três Poderes, documento assinado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e organizações regionais cita 25 “exigências e urgências” do movimento

Reportagens
24 de abril de 2024

Gilmar suspende processos e propõe ‘mediação’ sobre ‘marco temporal’

Ministro do STF desagrada movimento indígena durante sua maior mobilização, em Brasília. Temor é que se abram mais brechas para novas restrições aos direitos dos povos originários

Notícias
24 de abril de 2024

Cientistas descobrem nova espécie de jiboia na Mata Atlântica

A partir de análises moleculares e anatômicas, pesquisadores reconhecem que jiboia da Mata Atlântica é diferente das outras, e animal ganha status de espécie própria: a jiboia-atlântica

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.