Fotografia

Marigo e a sensibilidade da técnica

Instante de beija-flor, girafas em luta, cenários de pintura. Luiz Carlos Marigo, um dos grandes fotógrafos ambientais do mundo, alia técnica e sensibilidade

Alexandre Sant´Anna ·
23 de dezembro de 2004 · 19 anos atrás

O carioca Luiz Claudio Marigo não procura a foto pela foto. Para ele fotografar natureza é coisa séria, que envolve algo mais do que o senso estético. Diz respeito ao pulsar vivo do ambiente, ao comportamento dos seres que protagonizam suas cenas, ao “espírito” da natureza, enfim.

Aos 54 anos, 32 deles dedicados à fotografia ambiental, não se cansa de demonstrar na prática que o único caminho para manifestar esta sensibilidade ecológica plenamente é o extremo apuro técnico. A receita rendeu-lhe um posto entre os maiores do mundo em sua área. Já publicou em 15 países de todos os continentes e levou suas imagens às principais revistas de natureza, como Natural History, International Wildlife, BBC Wildlife, Terre Sauvage e Das Tier. Na National Geographic americana, assinou diversos anúncios da renomada série “Wildlife as Canon Sees It”, que já dura mais de duas décadas.

Também o meio científico descobriu o olhar único de Marigo, o que levou suas fotografias aos livros de pesquisadores como José Márcio Ayres, Adelmar Coimbra Filho, Carlos Toledo Rizzini e Luiz Soledade Otero, e mais de 30 publicações editadas em outros países.

Prêmios não lhe faltam, inclusive várias menções honrosas e um prêmio principal do “Wildlife Photographer of the Year”, o mais importante concurso do gênero, organizado pela BBC e Natural History Museum de Londres. Da série selecionada para O Eco, cinco fotografias receberam esta disputada distinção. Tentar descobrir por conta própria quais são elas, em detrimento de todas as outras, não é tarefa fácil. Por isso mesmo preferimos não discriminá-las. Deixar o visitante munir-se apenas de sua sensibilidade artística e ambiental, que é o que importa.

 

Leia também
Fotografia de natureza pode ser uma arma contra crimes ambientais
Fotos: as aves mais raras do mundo
Guia: as aves do Pantanal
Guia: as aves da Amazônia
O incrível “Rally Internacional de Observação de Aves”

 

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.