Fotografia

Alex Ferro e as salinas

Pelas lentes de Alex Ferro, as salinas e seus trabalhadores. A rotina abrasiva e insalubre é feita de mãos e pés no sal, e um vasto céu sobre as cabeças.

Alexandre Sant´Anna ·
3 de dezembro de 2004 · 19 anos atrás

Alex Ferro, 36 anos, carioca da Ilha do Governador, iniciou sua carreira fotográfica no jornal O Povo, o que lhe ensinou a encarar decapitados com frieza e naturalidade. Aprendeu a fotografar com técnica, e a dominar Hasselblads, na extinta revista Manchete, onde ficou até o espocar do último flash. Dali, Alex partiu em busca de algo que lhe permitisse contar uma história, desenvolver um tema. Foi quando teve a idéia de fotografar as salinas da Região dos Lagos, Estado do Rio de Janeiro.

Ele enfrentou dificuldades de vários níveis, desde a sua aceitação pelos salineiros, que são em geral pessoas arredias e desconfiadas e resolvem seus conflitos na base da enxada, até o convívio com a salinidade, que, de tão alta, o obrigou a fazer um revestimento de plástico para envolver sua câmera. O contato com o sal era suficiente para, em pouquíssimo tempo, corroer o equipamento.

Para ser aceito no grupo, ficou íntimo dos salineiros. O que significava dividir o prato de comida e o copo de cachaça. Alex começou a perceber que a atividade nas salinas mantém-se inalterada, com a mesma condição de insalubridade de séculos atrás, que resulta em câncer de pele, hipertensão e cegueira. No alto verão, a temperatura que atinge a sola do pé, dentro da salina, ultrapassa os 60 graus.

Ao contrário do Nordeste, onde o trabalho nas salinas dura o ano inteiro, no Estado do Rio a atividade é sazonal, desenvolvida de janeiro a abril. Para fazer o seu ensaio, Alex passou sete períodos fotografando as salinas. Chegou a ficar três meses seguidos na região. A maior parte das fotos foi feita em Araruama, num lugar conhecido como Praia Seca, mas ele registrou também as salinas de Cabo Frio e Arraial do Cabo.

Agora Alex Ferro está se preparando para embarcar para Macau, no Rio Grande do Norte. É lá, na capital brasileira do sal, que pretende prosseguir o seu projeto.

Equipamento Fotográfico:
Câmeras Nikon, F2 e FM2, com várias lentes, de 20mm a 500 mm.
Filmes variados, Delta da Ilford e da Kodak, Plus x, Tmax, e Tri x.
Além de muito filtro vermelho.

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.