Fotografia

Luciana Whitaker e os caçadores milenares

A brasileira Luciana Whitaker domina a luz no branco e no frio em imagens raras de uma das mais antigas tradições dos esquimós no Alaska: a caça de baleias.

Alexandre Sant´Anna ·
7 de outubro de 2004 · 20 anos atrás

Luciana Whitaker é uma carioca de 39 anos, vegetariana, que há 16 virou fotógrafa profissional. Ela passou seus últimos 8 anos em Barrow, no Alaska, uma vila de 4 mil pessoas, a maioria esquimós, localizada no ponto mais setentrional do continente americano.

Excepcional fotojornalista, Luciana ficou fascinada com a luminosidade local, influenciada pelo sol baixo e o ar cristalino – radicalmente diferente da nossa luz tropical – e com a cultura daquela comunidade de esquimós, os Iñupiat. Uma das coisas que mais chamaram sua atenção é a maneira como os Iñupiats conciliam sua tradição com a modernidade. São globalizados, mas mantêm um pé firme nas suas tradições.

Uma delas é a caça às baleias em pequenos barcos, feitos de madeira cobertos com couro de foca. O alvo são as Bow Heads, cuja carne, distribuída pela comunidade, é estritamente usada para a subsistência. Há tecnologia recente integrada à caçada, mas na essência ela é feita do mesmo modo que os ancestrais dos Iñupiat a faziam há mil anos. Desde a década de 70, adotou-se um sistema de quotas anuais, definindo o número de baleias que poderiam ser arpoadas. Para 2004, permitiu-se a caça de 22 Bow Heads. Nesse ambiente gelado e inóspito, com temperaturas que chegam a 40 graus negativos, a caçada e o corte das baleias mobiliza toda a comunidade.

Não foi fácil para Luciana conseguir ganhar a confiança desses caçadores e sua autorização para fotografá-los. Eles sempre temem que essas imagens tenham repercussão negativa e sirvam para coibir uma de suas mais longevas tradições. Curiosamente, ela passou a ser aceita por eles ao perceberem que a fotógrafa falava com seus filhos pequenos em português. Acharam que Luciana queria preservar suas raízes e isso é um assunto do qual os Iñupiats entendem muito bem. Depois passou a vender as imagens que fazia nas feiras de artesanato locais. Daí a ser chamada a registrar suas caçadas de baleia foi um pulo. Um longo pulo.

“Eu fotografava nesse período com uma Nikon F4 e, devido ao frio, substituía as pilhas AA alcalinas pelas AA de lítium”, conta ela. Para evitar a condensação, usava um protetor de borracha em volta do visor, para evitar que sua respiração, no frio, terminasse por embaçá-lo. Luciana acabou de retornar ao Brasil, depois de 8 anos entre baleias, focas, lobos, iglus, esquimós e muito, muito frio.

Leia também

Salada Verde
22 de abril de 2024

Livro destaca iniciativas socioambientais na Mata Atlântica de São Paulo

A publicação traz resultados do Projeto Conexão Mata Atlântica em São Paulo, voltados para compatibilização de práticas agropecuárias com a conservação da natureza

Salada Verde
22 de abril de 2024

Barcarena (PA) é o primeiro município a trabalhar a cultura oceânica em 100% da rede pública de ensino

Programa Escola Azul incentiva instituições de ensino de todo o país a integrar a rede e implementar cultura oceânica nas escolas. Mais de 290 escolas de todo o Brasil participam do projeto

Reportagens
22 de abril de 2024

Um macaco sem floresta na capital do Amazonas

Símbolo de Manaus, o sauim-de-coleira corre risco de desaparecer da cidade amazônica, ameaçado pelo avanço da urbanização desordenada

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. salete diz:

    Achei incrível a sua história, você conseguiu transmitir toda a emoção e carinho que teve a oportunidade de vivenciar com o povo esquimó, muito obrigada por compartilhar conosco essa grande aventura e mostrar que ainda há respeito, solidariedade e união. Valores um pouco esquecidos na nossa sociedade. Beijos Sa