Reportagens

Viveiro Educador: produção de mudas e de consciência

Projeto de produção de mudas integra alunos, pais e comunidades e sensibiliza populações locais sobre questões ambientais.

Ecocomunicadores da Rede ParaTudo ·
2 de março de 2017 · 7 anos atrás

Texto e fotos produzidos pelos ecomunicadores da Rede ParaTudo – Grupo Porto Murtinho/MS

Projeto Viveiro Educador. Foto: Divulgação/ParaTudo
Projeto Viveiro Educador. Foto: Divulgação/ParaTudo

Viveiro Educador é um espaço de produção de mudas de espécies vegetais. Além de produzi-las, desenvolve-se de forma intencional a construção de conhecimentos, práticas e reflexões que ajudam a criar um um olhar crítico sobre as questões ambientais.

Em Porto Murtinho, a Escola Bonifácio Gomes Pólo e Extensões abraçou o projeto e procurou envolver seus alunos, a comunidade e a própria cidade. A ideia surgiu com o professor e geógrafo Rodrigo junto com seus estudantes de graduação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. O grupo faz parte do Projeto ParaTudo – Rede de Ecomunicadores do Pantanal e da Serra da Bodoquena, realizado pela Fundação Neotrópica do Brasil.

Alunos envolvidos no Viveiro Educador. Foto: Divulgação/ParaTudo
Alunos envolvidos no Viveiro Educador. Foto: Divulgação/ParaTudo

O objetivo principal do Viveiro Educador é buscar a conscientização dos alunos e da comunidade para responsabilidade socioambiental, segurança alimentar, inclusão social e recuperação de áreas degradadas. E esse propósito foi alcançado: os alunos se empenharam na construção do viveiro. Alguns trouxeram até mesmo suas ferramentas de casa. Sem o envolvimento deles não haveria tantas mudas para o plantio. O engajamento se expandiu além dos muros da escola e chegou aos pais de alunos e a população, garantindo outra meta: envolver a comunidade local.

O grupo levou conhecimento sobre a vegetação típica da região também para a comunidade rural, que aprendeu sobre espécies de plantas, seus nomes científicos, qual a melhor forma de plantá-las, em quais locais e a quantidade de espaço necessária.

Queremos que os Viveiros Educadores ultrapassem a esfera das políticas públicas e sejam utilizados também como instrumentos populares de transformação; que se multipliquem pela sociedade brasileira, urbana e rural, contribuindo para o resgate e a construção da cultura do plantar. Que o projeto envolva instituições, escolas, lares e bairros, fortalecendo as relações pessoais, os laços afetivos e envolvendo cada vez mais pessoas dispostas a refletir e agir na direção de um mundo mais justo e equilibrado para todos.

Viveiro Educador. Foto: Divulgação/ParaTudo
Viveiro Educador. Foto: Divulgação/ParaTudo

 

 

 

Leia também

Reportagens
23 de abril de 2024

COP3 de Escazú: Tratado socioambiental da América Latina é obra em construção

No aniversário de três anos do Acordo de Escazú, especialistas analisam status de sua implementação e desafios para proteger ativistas do meio ambiente

Salada Verde
23 de abril de 2024

Querem barrar as águas do ameaçado pato-mergulhão

Hidrelétricas são planejadas para principais rios onde vive o animal sob alto risco de extinção, na Chapada dos Veadeiros

Salada Verde
22 de abril de 2024

Livro destaca iniciativas socioambientais na Mata Atlântica de São Paulo

A publicação traz resultados do Projeto Conexão Mata Atlântica em São Paulo, voltados para compatibilização de práticas agropecuárias com a conservação da natureza

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 5

  1. Joyce diz:

    Em que época começou a formação do bairro viveiros


  2. Paulo Robson diz:

    Parabéns peof. Rodrigo, garotada e a toda equipe. Trabalho belíssimo.


  3. Rosani diz:

    Parabéns a todos pelo projeto! Excelente iniciativa, importante para a conservação da vegetação e para a formação de uma sociedade cidadã.
    Rosani Arruda


  4. Rodrigo diz:

    Olá, sou o professor Rodrigo, citado na matéria sobre os Viveiros Educadores. Gostaria de agradecer ao pessoal da Rede Para Tudo pelo apoio e também citar a parceria do Projeto de Extensão "Plantas Alimentícias do Cerrado e Pantanal", da UFMS, coordenado pela Profa. Dra. Ieda, e também às professoras Ângela Sartori, Liana Baptista de Lima, Maria Rosangela Sigrist, Juliana Rodrigues Donadon, Rita de Cássia Avelhaneda Guimarães e Rosani do Carmo Oliveira Arruda que contribuíram muito significativamente com seus respectivos conhecimentos científicos, nas oficinas que lá realizaram.


    1. Liana Lima diz:

      Parabéns pelo projeto Prof. Rodrigo. É uma iniciativa de muito valor educacional e para discutir conservação da biodiversidade. Que o projeto cresça cada dia mais. Liana Lima