Reportagens

Uma heterogênea Rede de Ecomunicadores dará mais visibilidade ao Pantanal e Serra da Bodoquena

Curso gratuito de jornalismo e tecnologia em andamento no Mato Grosso do Sul pretende capacitar seus moradores para a produção de notícias.

Anne Galvão ·
24 de janeiro de 2014 · 10 anos atrás

Um curso gratuito de jornalismo e tecnologia está em andamento em cinco municípios do Mato Grosso do Sul, a fim de capacitar seus moradores para a produção colaborativa de notícias com enfoque nos recursos naturais da região. É o projeto ParaTudo – Rede de Ecomunicadores do Pantanal e da Serra da Bodoquena, uma iniciativa da Fundação Neotrópica do Brasil (FNB) em parceria com o site de jornalismo ambiental O Eco, patrocinada pelo Comitê Holandês da União Internacional para a Conservação da Natureza e Recursos Naturais e pela Secretaria do Consumidor, do Ministério da Justiça.

Por meio desse projeto, a FNB está fortalecendo multiplicadores pela conservação ambiental ao propiciar um diálogo que se expande das conversas entre os 20 ecomunicadores de cada município para da Rede, e da Rede para toda a comunidade brasileira interessada pelo Pantanal e Serra da Bodoquena. Para isso, os integrantes da rede participam de oficinas, têm estímulo e mediação para discussões online e, principalmente, são preparados para a produção de informação regional.

Após a divulgação das vagas do curso, 204 inscrições foram submetidas e 100 pessoas selecionadas. A Rede de Ecomunicadores é composta por uma diversidade que abrange 57 homens e 43 mulheres, com idades que variam de 16 a 57 anos. São pessoas de diversas áreas e escolaridades – do fundamental ao doutorado.

O primeiro encontro aconteceu entre 9 e 16 de dezembro, período em que a equipe da FNB percorreu os municípios contemplados: Miranda, Corumbá, Bodoquena, Bonito e Porto Murtinho. A pauta do encontro estava focada em conhecer um pouco sobre cada ecomunicador e tirar todas as dúvidas com relação ao curso e à rede proposta. Essas atividades foram apresentadas com dinâmicas descontraídas, que fizeram com que as pessoas começassem a se soltar. Num segundo momento, discussões interessantes aconteceram em torno do texto Informação e Comunicação, de Donizete Soares, e do vídeo A História dos Eletrônicos do Projeto A História das Coisas. Os núcleos de cada município contribuíram com seus olhares e peculiaridades, mostrando-se animados para o que está por vir.

O próximo encontro acontecerá entre 27 de janeiro e 3 de fevereiro, com a participação especial de Eduardo Pegurier. Ele vai dar oficinas sobre os temas: “Breve História da Imprensa”, “Reportagem e Técnica de Entrevista” e “Jornalismo Digital e Redes Sociais”. Confira a programação completa na página do curso.

Veja fotos

 

 

 

Leia também

Reportagens
18 de abril de 2024

A nova distribuição da vida marinha no Atlântico ocidental

Estudo de porte inédito pode melhorar políticas e ações para conservar a biodiversidade, inclusive na foz do Rio Amazonas

Análises
18 de abril de 2024

Uma COP 30 mais indígena para adiarmos o fim do mundo

Sediada pela primeira vez na Amazônia, a conferência traz a chance de darmos uma guinada positiva no esforço para frear a crise climática que ameaça nossa espécie

Notícias
18 de abril de 2024

PSOL pede inconstitucionalidade de lei que fragiliza o licenciamento ambiental no ES

Para o partido, as mudanças no licenciamento estadual não estão previstas na legislação federal e prejudicam o meio ambiente; lei tirou espaço da sociedade civil nos processos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.