Reportagens

Obama em Copenhague

Agora é oficial: a Casa Branca confirmou na tarde desta quarta que o presidente americano Barack Obama vai comparecer à Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, no início de dezembro.

Redação ((o))eco ·
25 de novembro de 2009 · 14 anos atrás

Agora é oficial: a Casa Branca confirmou na tarde desta quarta que o presidente Barack Obama vai comparecer à Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, que começa no 07 de dezembro, em Copenhague. O líder americano vai à Dinamarca no dia 09, quando as negociações estarão apenas começando, a caminho de Oslo, na Suécia, onde receberá o prêmio Nobel da Paz.

Em notas distribuídas à imprensa , o Greenpeace afirmou que Obama deu passo positivo em comprometer-se em ir a Copenhague. No entanto, criticou o momento, o começo do encontro, uma vez que as principais decisões só serão tomadas nos últimos dias. A reunião está marcada para terminar em 19 de dezembro. “Mais uma vez, cidade certa, dada errada”, ironizou o comunicado do Greenpeace, em referência a ida de Copenhague há dois meses para o anúncio da cidade campeã das Olímpiadas de 2016, quando o Rio venceu Chicago.

Além de Obama outros 65 chefes -de- estado já confirmaram a presença em Copenhague, entre eles o presidente Lula.

Outra informação confirmada pela Casa Branca é que Obama vai garantir em Copenhague os 17% de redução de emissões de gases de efeito estufa já aprovados em lei pelo Congresso dos Estados Unidos em comparação a 2005. Isso representará uma queda 30% em 2020 sobre os níveis de 1990. Espera-se que a meta possa se tornar mais ambiciosa se o Senado americano aprovar a proposta Kerry-Boxer que eleva a meta de redução de emissões para 20% até 2020.

Saiba mais sobre o encontro de Copenhague
A decepção com Obama
Novos números sobre CO2
A voz dos não desenvolvidos
A ONU espera o Brasil
 

Leia também

Salada Verde
19 de abril de 2024

Museu da UFMT lança cartilha sobre aves em português e em xavante

A cartilha Aves do MuHna, do Museu de História Natural do Araguaia, retrata 10 aves de importância cultural para os xavante; lançamento foi em escola de Barra do Garças (MT)

Salada Verde
19 de abril de 2024

ICMBio abre consulta pública para criação de refúgio para sauim-de-coleira

Criação da unidade de conservação próxima a Manaus é considerada fundamental para assegurar o futuro da espécie, que vive apenas numa pequena porção do Amazonas

Notícias
19 de abril de 2024

Mais de 200 pistas de pouso são registradas dentro de Terras Indígenas na Amazônia

Maioria está próxima a áreas de garimpo, mostra MapBiomas. 77% da atividade garimpeira ilegal na floresta tropical está a menos de 500 metros da água

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.