Reportagens

Curtas da COP21: por debaixo da cordinha de 1,5C e Di Caprio x Al Gore

Organização de jovens Engajamundo faz negociadores se contorcerem, reciclagem de copinhos vale dinheiro e celebridades com tratamento de chefe de Estado.

Claudio Angelo · Cíntya Feitosa ·
7 de dezembro de 2015 · 8 anos atrás
A garotada quer aquecimento abaixo de 1,5C e dobrou negociadores. Foto: Claudio Angelo/OC

CORDINHA

Negociadores da COP21 foram convidados pela organização de jovens Engajamundo a passar por baixo da cordinha do 1,5ºC. A geração que vai enfrentar os efeitos mais drásticos das mudanças do clima quer mais ambição dos governos no acordo de Paris e não se conforma com a meta de limitar o aquecimento global em 2ºC acima da temperatura média no período pré-industrial.

ECONOMIA

Os copinhos das cafeterias do espaço de eventos oficiais da COP são disputados. Ao serem devolvidos para os vendedores, os copos, em um plástico mais resistente, valem 1 euro. Pelos corredores, há histórias de quem já conseguiu mais de 20 euros em devolução.

ALARME FALSO

Um aviso sonoro disparado na noite de sábado assustou pelo menos um dos pavilhões da conferência da ONU. No centro de mídia, jornalistas guardaram computadores e bloquinhos de anotação às pressas ao ouvirem o alerta para procurarem a saída mais próxima. Porém, era alarme falso.

CELEBRIDADES

Durante o fim de semana circularam pela COP21 o ator e ativista Leonardo Di Caprio e o ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore.  Di Caprio teve até espaço na agenda da secretária-executiva da convenção de clima da ONU, Christiana Figueres.

 

Veja aqui toda a cobertura da COP21, uma parceria com o Observatório do Clima logo-observatorio-clima

 

 

Leia também
COP21 chega à metade sem saber aonde vai
James Hansen propõe taxar fósseis na fonte
Curtas da COP21: Dilemas shakespearianos e Deus é de Mariana

 

 

 

  • Claudio Angelo

    Jornalista, coordenador de Comunicação do Observatório do Clima e autor de "A Espiral da Morte – como a humanidade alterou a ...

Leia também

Reportagens
3 de dezembro de 2015

Curtas da COP21: Dilemas shakespearianos e Deus é de Mariana

No 4º dia, países desenvolvidos tergiversam sobre fundos para conter mudanças climáticas, enquanto Dinamarca recua e Mariana agradece à Providência.

Reportagens
5 de dezembro de 2015

James Hansen propõe taxar fósseis na fonte

Pioneiro no alerta sobre aquecimento global, cientista diz que negociação de clima fracassará se estratégia de precificação de carbono não mudar

Reportagens
5 de dezembro de 2015

COP21 chega à metade sem saber aonde vai

Definição sobre objetivo de longo prazo do novo acordo do clima e sobre quem paga a conta passa às mãos dos ministros, a partir de segunda-feira

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. Wesley diz:

    Al Gore é um engodo! Sempre aproveita pra falar muita merda e ganhar uns trocados.