Fotografia

O impressionismo de Almir Cândido

Almir Cândido começou a fotografar em 1981, com as nostálgicas ‘Xeretas’ da Kodak. De fala calma e curiosidade inata pela fotografia, é daqueles...

Adriano Gambarini ·
26 de outubro de 2007 · 16 anos atrás

Almir Cândido começou a fotografar em 1981, com as nostálgicas ‘Xeretas’ da Kodak. De fala calma e curiosidade inata pela fotografia, é daqueles fotógrafos amadores diferenciados. Há uma preocupação estética, um cuidado técnico em suas imagens. Tanto é que nove anos após sua primeira aquisição no mundo da fotografia, já começou a utilizar câmeras reflex 35 mm e mergulhar nos livros, para um primeiro aprendizado autodidata. “Na minha fase tentativa-e-erro, demorei muito a fazer as primeiras imagens razoáveis”, diz. “Foi então que decidi correr atrás de cursos, aí não parei mais; fiz cursos de revelação em preto-e-branco, retrato, still, iluminação em estúdio, médio e grande formato, etc”.

Difícil dizer se foram os cursos que aprimoraram a estética de seu olhar; questiono um pouco isto. Creio veementemente que a fotografia é um dom, assim como todas as profissões que envolvem senso artístico. Ao longo da história da fotografia, todos tiveram acesso à técnica e equipamentos, mas foram poucos Bressons, Gautherots ou Adams que eternizaram seus nomes. Talvez o fizeram justamente porque tinham a fotografia na alma, e não clicavam sob o filtro traiçoeiro do ego.

Conheci o trabalho de Almir no Grupo Luminous, um grupo de aficionados por fotografia que vem crescendo sob o olhar cuidadoso de Ourivaldo Barbosa. Na Europa e EUA este conceito de grupos de fotógrafos é algo já firmado, onde se discutem fotografia, troca-se informações e promovem saídas para fotografar. Tudo pelo amor à arte. Aqui no Brasil é um movimento que está nascendo, apesar de haver grupos já muito antigos. Gosto de participar destes encontros; creio na obrigação profissional de disponibilizar meu conhecimento a quem anseia aprender. O verdadeiro conhecimento é aquele sem fronteiras mentais, sem vaidades restritivas, onde se fecha um ciclo: o mestre ensina ao discípulo, que vira mestre. E o primeiro aprende com seu próprio ensinamento.

Proprietário de uma pequena editora, Almir cuida da parte administrativa e fotografa para ilustrar as matérias, desde pessoas até prédios e produtos de limpeza, dependendo da matéria que será publicada. “A natureza é meu tema preferido (insetos, pássaros, flores silvestres, paisagens). Meu trabalho não permite sair a ‘campo’ com freqüência, mas sempre consigo arrumar uma desculpa para escapar alguns dias e me embrenhar na natureza, onde esqueço do mundo e posso curtir o som dos grilos e o assovio do vento, e, claro, fotografar”.

Com o advento da fotografia digital contemporânea à valorização da vida ao ar livre, todo mundo ‘virou’ fotógrafo de natureza. Mas apesar de muitos conseguirem retratar com fidelidade o que vêem, efetivamente poucos conseguem trazer algo mais do que a documentação. A natureza por si só é fascinante, plástica. Não precisa de devaneios humanos para valorizar sua beleza. Mas quando alguém ousa brincar, a coisa pode dar certo. Foi o caso deste ensaio de Almir: suas fotos de aves em baixa velocidade trazem um quê de impressionismo. Não há necessidade de legendas nem visa o purismo informativo; inconscientemente ou não, o fotógrafo conseguiu mexer com o imagético do leitor. É tendo realizado isto, cumpriu sua missão.

  • Adriano Gambarini

    É geólogo de formação, com especialização em Espeleologia. É fotografo profissional desde 92 e autor de 14 livros fotográfico...

Leia também

Colunas
17 de abril de 2024

Declaração de Barcelona define novos rumos para a Década do Oceano

O encerramento do evento oficializou a primeira conferência da Década do Oceano de Cidades Costeiras que ocorrerá em 2025 na cidade de Qingdao, na China.

Salada Verde
17 de abril de 2024

Marina Silva é uma das 100 pessoas mais influentes de 2024, segundo a Time

Selecionada na categoria “líderes”, perfil de Marina destaca a missão da ministra em prol do combate ao desmatamento ilegal na Amazônia. Ela é a única brasileira citada na lista de 2024

Reportagens
17 de abril de 2024

Em audiência pública na ALMG, representantes da UFMG alertam para impactos da Stock Car

Reunião contou com reitora e diretores da universidade, mas prefeitura e organizadores da corrida faltaram; deputada promete enviar informações a patrocinadores da Stock Car

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.