Fotografia

Gustavo Stephan a trabalho, com Amyr Klink

Em 2002, Gustavo Stephan foi à Antártica a bordo do Paratii 2, de Amyr Klink, para fotografar o que sempre esteve em seu imaginário: a natureza do fim do mundo.

Ricardo Gomes ·
23 de janeiro de 2006 · 18 anos atrás

Gustavo Stephan, 38 anos, é cientista social e fotógrafo do jornal O Globo desde 1991. Especializado em fotografia documental, viaja pelo Brasil há 18 anos registrando a cultura nacional e a natureza diversificada do país. Em janeiro de 2002 participou como repórter fotográfico da expedição de Amyr Klink à Antártica, à bordo do Paratii 2, um veleiro polar com trinta metros de comprimento e com casco reforçado para resistir a fortes impactos.

“Inicialmente a oportunidade de conhecer a Antártica foi minha grande motivação para a viagem, pois sempre fui apaixonado pelo meio ambiente”, diz, “Logo na chegada ao continente gelado fiquei maravilhado com as montanhas gigantes que cercam a Península Antártica. São rochas de mais de dois mil metros parcialmente cobertas de gelo e icebergs com uma variedade de tons azuis. A fauna também me impressionou bastante. Ela é abundante apesar da pouca variedade de espécies, e pude observá-las minuciosamente. São lobos marinhos, focas de Wedell, cormorões, pingüins, albatrozes, baleias e elefantes marinhos convivendo harmoniosamente.”

Sobre a experiência de trabalhar 68 dias no mar, revelou: “No barco havia muita solidariedade entre a equipe. Éramos seis pessoas: o Capitão Amyr Klink, Marcos Hurodovich, Fábio Tozzi, José Fernandes Filho, Acyr Fillus e eu. Durante a viagem, nos momentos tranqüilos, a tripulação do Paratii 2 passava horas conversando sobre ciência, meio ambiente e histórias sempre relacionadas ao mar. Enfrentamos algumas tempestades, mas também nos divertimos bastante. Foram momentos que sempre vou recordar com muito carinho”.

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.