Notícias

Conservação

Maria Tereza Jorge Pádua - Fundadora da Funatura, integra o Conselho da Fundação O Boticário e da Comissão Mundial de Parques Nacionais da UICN....

Redação ((o))eco ·
21 de dezembro de 2007 · 16 anos atrás

Maria Tereza Jorge PáduaFundadora da Funatura, integra o Conselho da Fundação O Boticário e da Comissão Mundial de Parques Nacionais da UICN. Foi diretora de Parques Nacionais por 14 anos e presidente do Ibama em 1992.

Realizou-se de 17 a 21 de junho de 2007 o V Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, em Foz do Iguaçu, no estado do Paraná. Este evento, que contou com 1.800 participantes, sendo a grande maioria de estudantes, guardas e gerentes de unidades de conservação, diferencia-se dos demais, por vários motivos: i. Congrega os maiores especialistas no assunto das Américas; ii. Os conferencistas são os mais conhecidos e famosos no ramo dos “parquistas”; iii. Durante o próprio Congresso os participantes já têm à sua disposição os anais do mesmo, que são conferências ou artigos da maior atualidade e profundidade técnica, sobre as unidades de conservação;iv. Os participantes tiveram a oportunidade de visitar um dos Parques Nacionais mais antigos e bem manejados do país: o Parque Nacional do Iguaçu e ainda o seu contíguo na Argentina. Este Congresso é obra da Rede Nacional pró Unidades de Conservação e da Fundação o Boticário de Proteção à Natureza. O V Congresso teve ainda suporte do MMA e do IBAMA, com participação de inúmeros funcionários dos mais diversos escalões.

Outro alento para a área do sistema de unidades de conservação foi o acréscimo de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), conforme soeu acontecer nos últimos anos. No nível federal foram reconhecidas: 2 no estado da Bahia, 9 em Minas Gerais: 1 em Mato Grosso do Sul, 4 em Pernambuco, 4 no Rio de Janeiro e 1 no Rio Grande do Sul, conforme dados de 24 de setembro. Assim, o país já conta com 454 RPPNs no nível federal, que perfazem cerca de 450 mil hectares. Pode parecer pouco, mas esta é uma contribuição voluntária do setor privado para a conservação da biodiversidade. Mais importante, ainda, sobre as RPPNs, foi que começaram a ser reconhecidas também no nível estadual em estados que não as reconheciam, como, por exemplo, em Mato Grosso e Tocantins, além daqueles estados que já as reconhecem há mais tempo, como Paraná, Minas Gerais e São Paulo.

Infelizmente nenhuma unidade de conservação de proteção integral foi criada este ano no nível federal, mas de uso sustentável, corroborando a prioridade deste governo, foram estabelecidas: 2 Reservas Extrativistas, no Maranhão e em Pernambuco e uma Floresta Nacional, outra vez no estado de Pernambuco.

Notícias não tão compreendidas foram: o estabelecimento do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, que saiu do IBAMA e o fato de que as unidades de conservação estão, em geral, abandonadas à própria sorte.

No nível planetário há que se destacar o filme: Uma Verdade Inconveniente de Al Gore, bem como o merecido Nobel que lhe foi dado.

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.