Notícias

Bem-vindo ao seu país

Projeto Unicom-Amazônia leva alunos de vários cursos da PUC-Rio para estágios de até quatro meses em Manaus. Eles são apresentados a um Brasil desconhecido.

Elza Albuquerque ·
27 de janeiro de 2006 · 18 anos atrás

Nada melhor do que conhecer uma realidade completamente diferente para constatar que o Brasil não costuma olhar para si mesmo. Algumas iniciativas favorecem essa tomada de consciência. Uma delas é o Unicom-Amazônia.

Desdobramento do projeto Unicom (Universidade-Comunidade), a experiência nasceu em 2004, em um convênio firmado entre a Arquidiocese de Manaus e a PUC-Rio. O Unicom-Amazônia consiste em enviar estudantes universitários para Manaus, para que atuem junto a comunidades de diversos bairros que necessitam de algum tipo assistência.

O projeto chega à sua terceira edição, com um total de 22 participantes. São alunos de diversos cursos, como Engenharia Ambiental, Psicologia, Ciências Sociais, Direito, Comunicação e Letras, que ficam entre três e quatro meses trabalhando em Manaus.

“Nós do Sudeste temos um estereótipo formado sobre o Norte do país. Ainda mais quando se fala em Amazônia: vêm logo à mente mato e índio. Tivemos alguma preparação com o coordenador do projeto para começar a quebrar esses preconceitos e estereótipos antes de ir”, conta Luciana Janeiro, estudante de Psicologia e estagiária da segunda edição do projeto.

O período de preparação inclui diversas palestras sobre a região e assuntos como a importância do voluntariado e as experiências de estagiários que já passaram pelo projeto. Mas as informações prévias nem sempre são suficientes. Felipe Araújo, estudante de Engenharia Ambiental, diz que levou um susto com o que encontrou. “Eu tinha ouvido falar pouco de Manaus. Não imaginava 1 milhão e 500 mil habitantes, numa área caótica de saneamento básico, habitação, direitos humanos, educação e saúde”, disse. Ele participou de um Diagnóstico Ambiental de Manaus feito pelo Centro de Direitos Humanos (CDH) da Arquidiocese local.

Amazônia fora do mapa

O Unicom-Amazônia tem convênio com o Exército Brasileiro, instituição muito presente na região Norte. “O povo amazonense tem um sentimento de patriotismo muito grande, mas sente-se esquecido e abandonado pelo resto do país. Como ‘o que os olhos não vêem o coração não sente’, a Amazônia está afastada dos centros de poder e do dia-a-dia do país. Só vejo preocupação com a Amazônia no Rio de Janeiro. Nunca soube de fóruns em outros lugares que tratassem dela”, diz o general Eduardo Dias da Costa Villas-Bôas, chefe do Estado-Maior do Comando Militar da Amazônia (CMA).

Entre os próprios moradores de Manaus, a conscientização ambiental está crescendo aos poucos. O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) faz um trabalho bastante importante para o mapeamento da questão ambiental e dos problemas mais críticos da população local. Um dos objetivos do IPAM é a colaboração na capacitação da sociedade civil para a implementação de formas sustentáveis de desenvolvimento.

“A imprensa como um todo costuma dar mais espaço para as coisas negativas, e no meio ambiente não seria diferente. Assuntos como desmatamento, queimadas, mortes e doenças têm mais facilidade de emplacar. Já iniciativas de desenvolvimento sustentável e de controle aos danos ambientais são mais difíceis. A Amazônia é vista como uma coisa de outro mundo, exótica e diferente. É preciso que os brasileiros conheçam não só a Amazônia brasileira, mas a Amazônia como um todo, que pertence a nove países”, diz Milena del Rio do Valle, jornalista e assessora de imprensa do IPAM.

A coordenação pedagógica do projeto é feita pela urbanista e arquiteta Ana Lúcia Nascentes da Silva Abrahim. Ela mora em Manaus e trabalha com os estagiários temas amazônicos, indicando fontes, contatos e instituições de pesquisa. Ana Lúcia acha que ainda é cedo para falar sobre os resultados do Unicom-Amazônia. Mas não tem dúvidas sobre a importância da iniciativa, que classifica como “promissora e corajosa”.

“O projeto muda a forma de entender os contextos das relações humanas. Quem participa pode perceber que o Brasil tem muitos contrastes. Isso mexe com a consciência e também com a valorização da vida. Eles se sentem artífices da mudança”, disse Luiz César Tardin, coordenador geral do Unicom-Amazônia.

* Elza Albuquerque é aluna do 5° período de Jornalismo da PUC-Rio.

Leia também

Salada Verde
16 de abril de 2024

ONU espera a posição brasileira sobre crimes contra vida silvestre

A proposta e as de outros países para proteger a biodiversidade com melhores políticas, leis e ações serão debatidas na Áustria

Salada Verde
15 de abril de 2024

MMA revoga normas de Bolsonaro que dificultavam aplicação de multas ambientais

Mudanças foram publicadas no Diário Oficial nesta segunda-feira (15). Durante gestão anterior, aplicação de multas ambientais na Amazônia caiu 93%

Reportagens
15 de abril de 2024

Área de mangue bem conservado cresce 33% na APA Guapi-Mirim, na Baía de Guanabara

Proteção assegurada por unidades de conservação favoreceu regeneração natural; Atividades do Gaslub (antigo Comperj) ameaçam APA e Esec Guanabara

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.