Dicionário Ambiental

O que é uma Reserva de Fauna

Somente prevista em lei, esta categoria de unidade de conservação tem por objetivo o estudo de espécies nativas para o manejo econômico sustentável dos seus recursos

22 de julho de 2015 · 9 anos atrás

A Reserva de Fauna (REFAU) é uma área natural com populações animais de espécies nativas, terrestres ou aquáticas, residentes ou migratórias. Ela é adequada para estudos técnico-científicos que permitirão o aproveitamento econômico e o manejo sustentável dos recursos que podem ser obtidos desses animais.

A área da REFAU é de posse e domínio públicos, sendo que as áreas particulares incluídas em seus limites devem ser desapropriadas de acordo com o que dispõe a lei. A visitação pública é permitida, desde que compatível com o manejo da unidade e de acordo com as normas estabelecidas pelo órgão responsável por sua administração.

É proibida na área a prática da caça amadorística ou profissional. No entanto, é permitida a comercialização dos produtos e subprodutos resultantes das pesquisas, desde que obedeçam o disposto na legislação brasileira sobre fauna.

As Reservas de Fauna foram introduzidas pela Lei 9.985/00, o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), que, por sua vez, é regulado pelo Decreto nº 4.340/02. Elas são criadas por lei e serão administradas pelo órgão ambiental correspondente: se lei federal, a responsabilidade será do Instituto Chico Mendes (ICMBio); se lei estadual ou municipal, será responsabilidade do órgão ambiental do estado ou municipio.

Ainda não foi criada uma Unidade de Conservação desta categoria. Até julho de 2015, não há registro de reservas de fauna no Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (CNUC).

Leia também

Dicionário Ambiental
29 de junho de 2015

O que é uma Área de Proteção Ambiental

Sem necessidade de desapropriar ocupação privada, as APAS são uma das categorias de Unidades de Conservação mais criadas pelo poder público.

Dicionário Ambiental
6 de julho de 2015

O que é uma Floresta Nacional

Saiba mais sobre esta unidade que objetiva o uso sustentável dos recursos e o incentivo a pesquisa científica das florestas nativas .

Dicionário Ambiental
13 de julho de 2015

O que é uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável

Saiba mais sobre as UCs que desempenham um papel fundamental na proteção da natureza ao preservar costumes das populações tradicionais.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 2

  1. Mariane diz:

    Existe a REFAU da Baía da Babitonga, aqui em Santa Catarina.


  2. Gustavo Woltmann diz:

    Que bom texto, ótima iniciativa do dicionário ambiental, nos ajuda a saber mais sobre o assunto de forma bem simples e fácil de ler.